domingo, 14 de novembro de 2010

Creme de Alho Francês com Trio do Porco e Cogumelos

Para além das sopas normais, canónicas, como a canja ou o caldo verde, há todo um mundo de sopas a explorar e descobrir. Na verdade há sopas de todas as cores e feitios e medidas e perdoem-me todas as outras que ficaram esquecidas.

Esta é simples, sem história nem grande inspiração, mas pela bondade do resultado final merece divulgação. Comecei pelo trio do porco: entremeada salgada e demolhada, chouriço alentejano de porco preto e morcela de sangue que meti a cozer. Passado um bocado, juntei alho francês em rodelas e deixei a cozer. Retirei as carnes e reduzi o alho francês a creme. Cortei a entremeada em pedaços, os enchidos em rodelas e juntei ao creme. Juntei ainda uns cogumelos cortados em quatro (parecidos com os champignons de Paris, mas de casaca castanha, mais outonais) e uns bagos de arroz carolino. Deixei que o arroz cozesse, temperei com um pouco de sal e juntei coentros picados. Desliguei o lume e servi.

Apesar de ter sido feita com uma base de carne e enchidos e ter levado arroz (muito pouco) e cogumelos, a delicadeza do sabor do alho francês e a frescura dos coentros frescos compuseram uma sopa muito equilibrada.

3 comentários:

  1. E assim, trataste uma simples sopa como se de Sua Majestade se falasse...
    É quase uma refeição completa, esta sopinha reconfortante para uma noite fria.
    Surpreendente foi o toque final de coentros frescos em vez da habitual salsa... chama-se destronamento!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Uma sopa com várias soluções surpreendentes, como a do arroz, a constituir-se uma bela refeição outonal.

    ResponderEliminar
  3. Ana, realmente a sopa, pelos ingredientes até pode parecer interessante para uma refeição ligeira. No caso até foi, um jantar de domingo, mas parece-me que ficaria melhor se servida como entrada de um jantar mais elaborado. A frescura dos coentros ali deixou-me com vontade de provar mais algo, até um prato de peixe. Mas experimenta, aconselho vivamente :)

    Luís, para sopa é realmente pouco canónica, mas é uma sopa outonal; o arroz foi usado porque aqui ficava muito melhor que uma batata junta ao creme ou massa. Também sugiro que experimentes :)

    ResponderEliminar