segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Entrecosto de Porco Preto Estufado com Legumes

Este é um estufado que se quis liberto de pressões, de googlanços, de consultas aos livros, da compra de qualquer ingrediente expressamente para a sua elaboração e até da escolha prévia de um vinho para a mariadagem. O ponto de partida foi uma peça de cachaço de porco preto (na verdade eram duas, que isto de vender o porquito congelado em caixas todas XPTO e com preços a condizer, tem muito que se lhe diga. Ao preço que pedem, bem que podiam vender peças únicas, mas parece que o meio quilo tem que ser calibrado e então lá vem mais um bocado para compor o peso. É por essas e por outras que só compro as ditas embalagens quando estão com 60% de desconto e mesmo assim sinto-me meio defraudado).

Cortei o entrecosto em pedaços e deixei a marinar com um pouco de massa de pimentão, alho, sal, vinho tinto, um fio de azeite (pouco, que o entrecosto tem muita gordura), pimenta preta e cebola, alho francês, pimento vermelho e cenoura em rodelas durante umas horas. Depois foi só deitar tudo num tacho de barro e deixar estufar em lume muito brando. Mais simples que isto é quase impossível. Quando o entrecosto estava bem macio, foi só servir com batatas cozidas.

4 comentários:

  1. Para mim, faltam só umas ervilhas... porque gosto deles e porque ficavas com as cores da bandeira.
    Tirando esse pormenor, acho que já não há duvidas sobre as coisas simples serem mesmo as melhores...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Quanto às coisas simples serm as melhores, concordo em absoluto.

    Já as ervilhas, devo confessar que pensei exactamente nisso quando estava a servir. Lacuna a reparar numa próxima preparação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. A couvette é a maior praga depois dos velhos percevejos!
    DEntro dela, protegida cobardemente pelo anonimato de quem compôs a encomenda (que ninguém encomendou) podem estar, e estão, os maiores barretes, que só se vêem quando abrimos o infame filme e viramos a peça ao contrário.
    Um estufado que dispensa qualquer toque verde (sem qq intenção clubistica, juro)e que, a tê-lo por motivos de pura paleta, seria dado por um pedaço de bróculo cozido com a batata.
    Já "união" cebola-alho porro teria talvez podido ficar por um deles...

    ResponderEliminar
  4. Luís, concordo em pleno em relação às couvettes, mas estas caixinhas conseguem ser ainda piores porque a carne vem dentro duma embalagem de plástico dentro da caixa de cartão. Só vou comprando (e com reservas) quando as apanho com o desconto (meio quilo por € 1,80, por aí, o que me vai calando).
    Em relação aos acompanhamentos e pela bondade do molho, senti de algum modo a falta das ervilhas que tão bem se dão com estes untuosos estufados.
    Claro que um bróculo cozido iria bem, ou mesmo um espargo ligeiramente salteado, mas isto digo eu depois de ler o teu comentário e o da Ana e que levarei naturalmente em linha de conta quando voltar a esta preparação.

    ResponderEliminar