quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Barriga de Porco Grelhada e Seus Acompanhamentos

Nesta 46ª Trilogia a Ana mandou-nos (a mim e ao Luís) mandar vir milhões de cogumelos em vôos charters mas apenas desde que o medo não nos assistisse. Eu fui mandar vir pleorotus, que são uns cogumelos carnudos e saborosos e eles vieram, não em vôo charter nem aos milhares, mas vieram. Não para serem as estrelas do prato, mas para o bem acolitarem. A estrela foi a barriga de porco (prima do entrecosto, tinha osso e tudo e eu continuo sem perceber bem a diferença, mas nos talhos do Burgo há barriga e entrecosto e provenientes da mesma parte do bácoro - mistérios insondáveis dos nossos talhos que também vendem fêveras e alguns até costoletas e salchichas). Em fatias com cerca de um centímetro de espessura, marinadas em vinho branco (o branco do Tejo e do Pingo Doce, barato e bebível, ao contrário do Casal da Eira de pacote, mais caro e imbebível) e alho com uma malagueta seca desfeita e um ar de pimenta preta (só faltou a folha de louro sem o veio tóxico, como os olhos dos camarões), que foi a grelhar no grelhador. A acompanhar umas batatas cozidas com a pele e o herói desta trilogia, o cogumelo que suou num mar de espinafres. Fio de azeite, alho picado, um toque de flor de sal e os cogumelos a saltearem em lume médio. Baixa-se o lume, juntam-se os espinafres e tapa-se com uma tapa (ou um testo). Ao fim de uns dois minutos está pronto. Depois é empratar a gosto e servir. E não há vinho, apenas porque um Adega de Pegões Colheita Seleccionada 2010 estava atacado pela rolha e em perigos de vida para ser bebido. Foi devidamente reservado para ser usado em cozinhados, já que o TCA é um composto volátil e desaparece com temperaturas elevadas.      

5 comentários:

  1. Pois ficou bem apetecível essa barriga-ou-entrecosto-ou-entremeada, com os acólitos fúngicos.
    Agora uma pergunta e um registo:
    Pergunta-se: o que é o volátil TCA?
    Regista-se: a 150/h entrou um mito urbano pelo Garficopo adentro (veio "tóxico" do louro??? lol)

    ResponderEliminar
  2. Gostei da entremeada e da forma como a trataste.
    Ao ler o teu texto, todo divertido e bem humorado, até me apetece dizer que a entremeada sem osso é para grelhar, a com osso é para fritar... lololol!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. @luís: 2pontos
    o TCA é uma çena que mata o vinho de beber, por deixar o dito a cheirar a rolha. não é bom de beber, mas fica para as comidinhas.

    quanto aos mitos urbanos, tens essas referençias nos blolgues da espeçialidade, mormente na tua xaninha e na moça com caroço, é uma questão de pesquisares...

    @ana, agardeço os conçelhos para comprar e preparar barriga de porco. tenho é dúvidas em relação aos caldos de tempero para fritos e grelhados :;

    @jvc, irei aos fungos, quando os encontrar :)

    ResponderEliminar
  4. Ora, ora, ainda a caroçada, vá lá; agora a xanita é só tua que bem sabes do meu fraco entusiasmo por gadjets!

    ResponderEliminar