quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Creme de Chocolate com Molho de Framboesa

Este creme de chocolate, embora tenha sido acidental, revelou-se uma bela sobremesa. Surgiu da recomendação de uma colega que tinha provado um belo fondant de chocolate nas férias e que é (mal) descrito aqui e que eu, acriticamente, me meti a fazer. Uma barra de chocolate negro ou amargo ou o que se quiser, importante é o teor de cacau (deverá ser alto, naturalmente, para aguentar os demais ingredientes) daquelas de 200g, que se leva ao banho maria ou ao microondas juntamente com 100g de natas até derreter o chocolate e a que se juntam mais 100g de natas batidas como para chantilly. Mais 2 gemas de ovo, envolve-se tudo e leva-se ao frigorífico a fundir pelo frio. Segui a receita original acriticamente, como referi e naturalmente, o fondant não fundiu, ficou um creme. Mas a cereja no topo do bolo foi o molho.


Um fundo de vinho tinto (aqui e apesar do vinho ferver, não é nada conveniente usar daqueles "vinhos" de pacote) num tacho a que juntei açúcar e um punhado de framboesas. Deixei em lume brando cerca de meia hora e passei num passador para retirar as sementes das framboesas.

A ligação deste molho com o creme saiu tão boa que quase me fez esquecer o fondant original (que omite o uso de uma qualquer gelatina, digo eu sem saber).

2 comentários:

  1. Chamas-lhe acidental, eu chamar-lhe-ia acidentado... comendo de olhos fechados acredito na deliciosa combinação do chocolate com as framboesas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. se chamas a isso um "acidente" digo-te já que está autorizado a praticar acidentes desses sempre que te apeteça.
    o molho parece-me fantástico.

    ResponderEliminar