sábado, 18 de dezembro de 2010

Uma Espécie de Açorda de Bacalhau | Contemporal

Digo espécie, porque esta açorda não foi feita simplesmente com o pão aromatizado no caldo de cozer o peixe a desfazer-se no azeite aromatizado com alho. Na verdade, nesta variante, levei um tacho ao lume com um fundo de azeite e alho esmagado e juntei uma cebola em rodelas finas. Deixei que a cebola ficasse translúcida e adicionei um pouco de pimento vermelho em tiras finas e um tomate em pedaços pequenos. Deixei tudo em lume brando enquanto limpei uma posta de bacalhau de peles e espinhas e embebi umas carcaças já secas em água a ferver. Juntei o pão, um ar de pimenta preta e um pouco de pimentão doce e fui mexendo pacientemente, até a açorda estar homogénea. Depois juntei o bacalhau lascado e um pouco de salsa e envolvi tudo. Desliguei o lume, esperei uns minutos, voltei a envolver a açorda e servi, com umas azeitonas pretas.  


O vinho que acompanhou este prato foi o Contemporal, nova marca do Modelo/Continente, aqui na versão Vinho Verde Branco. Escolhido por Aníbal Coutinho e produzido pela Sociedade de Vinhos Borges, é um vinho simples, fresco e com boa acidez. Ao preço (€ 1,99) é uma boa escolha.  

2 comentários:

  1. Ena, ena, uma açorda mesmo como eu gosto, bem seca e cremosa...
    Claro que lhe trocava a salsa por coentros.mas isso já se sabe...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. As açordas alaranjadas sempre me fascinaram mas nunca consegui vencer um anti-corpo qualquer que me impede sempre de incluir o tomate, pimentão, etc.
    A ver se venço a maldição e provo esta...

    ResponderEliminar