domingo, 1 de agosto de 2010

Bife da Vazia com Foie Gras em Massa Folhada | Quinta dos Carvalhais 2007

Não quero encontrar referências histórico/eruditas para esta preparação, mas o mote foi o Beef Wellington. Valem (e muito) como inspiração as preparações do Avental e do Luís. Wellington Beef, naturalmente, e Claude Troisgros.  Um bife da vazia (com um dedo de altura e cerca de 180 gramas), um pouco de foie gras trufado que usei ontem e vontade de preparar um belo bife. Aqueci o grelhador em lume bem forte e grelhei o bife dos dois lados, o tempo estritamente necessário para selar a carne (uns trinta segundos de cada lado), temperei com pimenta preta moída e sal marinho e deixei arrefecer. 

Quando o bife estava à temperatura ambiente (cerca de 20º C), barrei-o dos dois lados com foie gras e embalei-o em massa folhada (fresca, de compra... Teria ficado muito melhor com massa folhada a sério, mas eu tenho uma relação muito estranha com as massas, logo, fui pelo caminho mais simples. Não estraguei a preparação, mas naturalmente fiquei com a ideia de que ficou aquém do seu potencial - não é muito normal usar carne da vazia, ainda por cima da Argentina, foie gras e depois afinfar-lhe com massa folhada de compra, mas pronto, eu pecador me confesso). Pincelei a massa folhada com manteiga derretida e gema de ovo a levei ao forno pré-aquecido a 230º C. Quando a massa alourou, desliguei o forno e retirei o bife.

Entretanto, preparei o acompanhamento, uma refrescante salada feita com alface, tomate, maçã e melância, com um toque de flor de sal e azeite (muito pouco, porque ia servir a salada no prato e não queria que o molho da salada se misturasse com o bife).    


A carne, pelo cuidado que tive na sua preparação, ficou suculenta por dentro, uma delícia. O foie gras perdeu um pouco por ter sido submetido a alta temperatura, mas estava muito bom.


 Para acompanhar este belo prato, um vinho do Dão, o Quinta dos Carvalhais 2007, da Sogrape. Apetecia-me um vinho austero que ligasse bem quer com o foie, quer com a salada. Este Carvalhais está muito bem no equilíbrio entre a fruta e a madeira, tem taninos polidos e abertura gastronómica para este prato. Por cerca de € 10 foi uma bela escolha. 

1 comentário:

  1. Venho agora de espreitar os bifes feitos no Avental e no Luís Pontes. Fiquei a pensar por que terás substituído o queijo por foie gras, mas tu lá sabes...
    Embora eu não seja nada fã de bifes mal passados como este ficou, tenho de te tirar o chapéu pelas magnificas fotos que nos ofereces. Aquela crosta de massa folhada está perfeita, assim como o acompanhamento que escolheste.
    Parabéns mestre cuca e 1 beijinho.

    ResponderEliminar