Quando um grupo de enófilos tem o grande prazer de ir à Bairrada fazer uma prova vertical dos vinhos da Quinta das Bágeiras e para além dos belos vinhos do Mário Sérgio Alves Nuno prova o leitão preparado pelo Ricardo, do Restaurante Mugasa, na Fogueira, sente-se naturalmente tentado a voltar. Para voltar a ter o prazer da companhia do Mário e voltar a provar um dos melhores leitões feitos à moda da Bairrada.
Feedback tested @ forum da Revista de Vinhos e depois de acertar a melhor data para todos os interessados e o menú do almoço, lá rumámos à Fogueira, ao Mugasa...
A ementa era simples... Umas entradas (croquetes, pataniscas, bolinhos) enquanto iamos alinhando as garrafas. Um arroz de cabidela de leitão viria a seguir e o belo do leitão seria o ponto alto do almoço. A partir daí, sobremesas e tal...
Havia vinhos para todos os gostos, muitos eram estrangeiros e eu não listei tudo o que provámos (acho que ninguém listou, mas isso sou eu a dizer). Gostei dos espumantes das Terras do Demo, do Champagne que o Mário levou, do Valle Pradinhos 2001, muito mais interessante do que o 2005 que provei há pouco tempo e também do Chateau Smith Haut Lafitte 2001 e do Bruno Rocca 2000 e do Conceito 2007 da Rita Ferreira...
Como gostei do Pêra Manca 2003 (apesar de demasiado cordato... o 2001 tinha mais fibra) e do Quinta do Monte d' Oiro 2001 (que tinha provado aqui). No meio de muitos vinhos provados, tenho que realçar o Gonçalves Faria 1991 (normal e tonel 3), o Redoma do mesmo ano e muitos outros (quem esteve presente pode sempre dar uma ajudinha...).
Como era de esperar num grupo de mais de vinte pessoas, muito rapidamente a mesa dos vinhos começou a ter um ar quase caótico. Quanto à comida, estava excelente (não há fotos, mas a cabidela e o leitão vão aparecer em novos post' s) e o leitão do Mugasa a brilhar, como era de esperar.
O Luís Baila também compareceu ao almoço e disse que passa aqui no blogue quase diariamente. Não imaginava, mas se ele diz... Na foto acima, com o afjneves, aniversariante de serviço (parabéns, pá).
Last, but not the least... João Tavares de Pina também veio almoçar connosco e logo acompanhado pelo Tinta Pinheira 2009 e o Terras de Tavares Reserva 2003 (que estava fabuloso a acompanhar o leitão). Foi um grande prazer ter voltado a provar esses belos vinhos, 15 dias depois.
Para além dos belos vinhos provados, da excelência da comida e do convívio, foi fantástico ver como o apelo do leitão reuniu este grupo de mais de vinte pessoas num almoço de Domingo. Sobremesas, Porto Vintage, Carcavelos e Chá (late harvest e Riesling), café, visita à loja da Quinta das Bágeiras foram a cereja no topo do bolo... A repetir.
Sem comentários:
Enviar um comentário