sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Feijoada | Burmester Reserva 2007

Uma feijoada... Deixei umas partes gordas do porco (rabo, orelha, chispe e entrecosto) em sal por umas horas. Passei a carne por água fria e cortei em pedaços que cozi em água com uma folha de louro e um choriço de carne. Num tacho deitei cebola picada e alho esmagado, um pouco de pimenta preta moída e um pouco de pimentão. Juntei as carnes e feijão previamente cozido com alguma água da cozedura do feijão e das carnes. Deixei harmonizar sabores, juntei um pouco de cominhos moídos e servi.

Acompanhei com este Casa Burmester Reserva 2007. A edição de 2006 deu um belo vinho, muito equilibrado e com grande aptidão para a comida. Este 2007 foi feito com o trio maravilha do Douro, ou seja, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz e estagiou doze meses em barricas de carvalho Francês de 225 litros. Foi para o Decanter duas horas antes de ser servido a 16º C.  Tem uma linda cor ruby, fruta madura e uns taninos a pedir algum tempo. Um vinho muito bem feito, embora não deslumbre... Parece demasiado certinho. PVP: € 13,49. Nota pessoal: 16.

 

2 comentários:

  1. Brincando, brincando, isto é uma feijoada de extremidades... terá a ver com o Carnaval?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sedutora de aspecto e conceito, embora eu, das carnes, só consumisse o entrecosto e o chouriço, o que era uma pena, é claro!

    ResponderEliminar