terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Back to Bacalhau à Brás

O Bacalhau à Brás é um dos clássicos da cozinha Portuguesa que tem vindo, calma e paulatinamente a perder o estatuto de Prato Maior da nossa Cozinha e a ganhar um outro muito menos honroso, o de "coisa que se faz a correr para despachar". O conceito de Brás (no essêncial é bacalhau confitado com cebola e alho, a que se juntam batatas fritas em palitos finos e que é finalizado com ovo e salsa fresca) tem vindo a ser utilizado de uma forma completamente acrótica (significa algo entre o acrítico e o neurótico) e aparecem as mais variadas "preparações": frango, carne picada, atum, delícias do mar e mais umas quantas, da qual a mais risível é o Tofú à Brás. Mas mesmo usando o belo do bacalhau, aparecem as preparações com paloco e a cereja no topo do bolo: as batatas pré-fritas de pacote que se encontram em qualquer supermercado. Como no supermercado aparece o "bacalhau à Brás já preparado, embalado e congelado. Mas isto é conversa antiga...

Na verdade, sempre que preparo bacalhau à Brás, tenho o livro da Cozinha Tradicional Portuguesa por perto [não porque não consiga reproduzir a receita, mas porque a foto é apetecível (pp 200/201)] e quando almoço ou janto fora não é prato que peça. Mas como naquela história da mentira que é difundida "n" vezes se torna verdade e depois de ter falado com muitas pessoas (algumas de indiscutível bom gosto no que toca a comidas) que me confessaram que o preparam às vezes na versão fast-food, ou seja com as batatas de pacote, resolvi tirar as teimas.




Comprei um pacote de batatas fritas Pala Pala e desfiei migas de bacalhau depois de as demolhar. Cortei uma cebola em rodelas muito finas, esmaguei e piquei um dente de alho e confitei-os em azeite. Juntei o bacalhau desfiado e deixei-o embeber no azeite. Juntei as batatas e deixei um pouco em lume brando enquanto bati ovos e piquei salsa. Temperei os ovos com um pouco de pimenta (não deitei sal porque as batatas de pacote são bastante salgadas) e juntei-os ao tacho, juntamente com a salsa. Deixei o ovo ficar cremoso, retirei do lume, passei para uma travessa e servi. Com umas azeitonas...

Em primeiro lugar, não gostei da cor... Ficou um amarelo mais carregado, por causa das batatas. Quanto ao sabor, não é nada de especial. Resumindo posso dizer que para refeição rápida nem está mal, o que me deixou descansado e livre da tentação de comprar uma embalagem do prato congelada e experimentar...

2 comentários:

  1. Hoje saiu bacalhau à Brás, cá em casa... e com batatas de pacote.
    É como dizes; não é bem a mesma coisa, mas dá para um jantar rápido e saboroso num dia comprido como este e não é nada de se deitar fora!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Um dia,em qualquer altura e sem avisar, a qualquer um de nós pode passar uma coisa destas pela cabeça, chame-se-lhe masoquismo ou o que se quiser chamar.
    Claro que o Cupido teve, ainda assim, a lucidez de não associar à "experiência" um dos seus magníficos vinhos. Sorte a do vinho!
    Menos sorte teve o bacalhau, os ovos, a cebola e quem comeu a "coisa". A questão é que nem dá assim tanta economia de tempo e trabalho, que diabo, o que custa fritar uma batatita?

    ...e, Anna: não é NADA a mesma coisa!

    ResponderEliminar