sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ensaio sobre uma Palhada | Vinha da Defesa 2008

A chamada palhada é uma mistura de puré de batata com salada de alface e tem andado pela blogosfera já há algum tempo. Apesar de parecer uma coisa desinteressante, tinha visto esta preparação do Luís e decidi arriscar... Cozi batatas em água com um pouco de sal e quando as batatas estavam cozidas, desliguei o lume e escorri a água da cozedura. Esmaguei as batatas com um garfo e adicionei manteiga. Fui mexendo e adicionando leite até obter um puré firme. Temperei com um pouco de noz moscada e reservei. À parte, cortei alface em juliana grosseira a que juntei cebola fatiada fina. Temperei com sal e bastante azeite. Misturei bem a alface com o puré. Entretanto, tinha deixado pescada em postas finas a marinar em sal e sumo de laranja... Passei-as por farinha de trigo e fritei em azeite. Servi assim, com uma rodela de clementina para dar cor.

Não é nada do outro mundo (a palhada) mas foi um acompanhamento agradável para a pescada... Acompanhei com este Vinha da Defesa branco de 2008. Feito na Herdade do Esporão com Arinto, Antão Vaz e Roupeiro. Um branco do Alentejo francamente bem feito, muito bom nos aromas (sem ser demasiadamente comunicativo), cheio na boca e com um bom final... Ao preço (€ 4,99) é uma escolha segura. Nota pessoal: 15,5. 

1 comentário:

  1. A palhada, definitivamente, ainda não me conquistou, mas as postas de pescada fritas, essas sim. Gostei do tempero que usaste, só sal e sumo de laranja, sei o que esta simples combinação pode surpreender.
    Quanto à palhada, gostei desta forma em esfera, a torná-la até apetecivel...
    Desta vez conheço o vinho, embora não lhe ouse dar nota, porque não é nenhum puto e só sei dar notas a esses, mas é bom sim sr.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar