O sável é um peixe bastante presente no nosso Receituário Tradicional... De escabeche, (Minho e Beira Alta), fumado ou no espeto (Minho), sem espinhas (Beira Baixa) ou na telha (Ribatejo), muitas são as formas de o preparar. Por mim, gosto bastante do peixe em postas finas (cerca de 8mm) e frito em azeite até ficar bem passado e com um molho de escabeche. Com as belas das batatas cozidas a acompanhar.
Esta deliciosa preparação do sável pede um vinho à altura... Um Alvarinho, porque não? E falar em Alvarinho é falar de Anselmo Mendes. Este é um Alvarinho à antiga, com o mosto a fermentar parcialmente com as películas. Como refere João Paulo Martins, no seu Guia de Vinhos 2010 "é um belíssimo vinho, com imensa aptidão para a mesa, mas a exigir algum cuidado porque precisa de pratos cheios de carácter e de sabores fortes". O sável quer um bom vinho e o Alvarinho um prato com carácter? Estão bem um para o outro. Este Alvarinho Anselmo Mendes é um vinho absolutamente fantástico, a demonstrar em pleno o potencial da casta. PVP: 25 €. Nota pessoal: 18.
Só comi sável na telha e há «montes de anos»...
ResponderEliminarAssim em postas fininhas, bem fritas e com a cebolada em cima podes crer que não me faria de esquisita...
Só com a quantidade de vinagre no escabeche... que a menina aqui é muito sensível ao vinagre, lol!
Beijinhos.