sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Arroz de Polvo | Soalheiro Primeiras Vinhas 2007

Arroz de Polvo... Gosto muito, é saboroso e muito fácil de fazer. Costumo usar o polvo galego congelado do Pingo Doce. Vai para o tacho a cozer com uma cebola e um pouco de sal. Depois de cozido, corto-o em pedaços e reservo a água da cozedura. Deito cebola picada e alho esmagado num tacho, junto azeite e deixo a cebola ficar translúcida. Junto arroz carolino, o polvo em pedaços e água da cozedura do polvo (o triplo do volume do arroz) e um pouco de pimenta preta moída. Deixo cozer o arroz e antes de servir junto salsa fresca picada. Está feito.

Acompanhei este arroz com um dos meus brancos Portugueses preferidos. O Soalheiro Primeiras Vinhas 2007. Um grande Alvarinho de Melgaço... E este de 2007 está absolutamente fantástico. PVP: cerca de 14 € na garrafeira. Nota pessoal: 17.

4 comentários:

  1. Polvo. Já pensaste estufar o polvo lentamente, adicionar um pouco de vinho tinto e depois acrescentar água e meter o arroz?

    Por acaso não tenho hábito de cozer à parte. parece-me que se perde um pouco.

    Um forte abraço e desculpa a minha colherada.

    ResponderEliminar
  2. Rui, por acaso costumo sempre cozer o polvo e só depois é que o finalizo. No Faial e em São Miguel o polvo é tradicionalmente feito como referes. Ainda assim, como normalmente uso polvo congelado (para não arriscar a comer borracha) normalmente vai direito para o tacho.

    Todas as colheradas são bem vindas, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Volto cá.

    O polvo é um bicho muito importante na minha família (tanto no lado transmontano como no lado da Beira Alta). :)

    Lembro-me, com alguma saudade de comer aqueles polvos enormes cozidos (diziam que tinham levado "meia cura") e que faziam as alegrias da noite de natal. Aliás, nunca o bacalhau foi o rei dessa noite. Tal como o peru no dia seguinte. :)

    Agora é comido na vertente de arroz de polvo, da forma como te disse.

    Outra coisa, tenho ouvido dizer que o polvo fresco, no Minho e na Galiza, é batido contra uma superfície de modo a tornar-se menos duro. Já viste isso? Já comprovaste o método?

    E vinho? O que costumas acompanhar? Tirando o Dão e a Bairrada (lol lol) agora tenho arriscado com espumantes tintos.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  4. Os polvos enormes cozidos de que falas, não lhes toco há muito tempo. Nos ultimos tempos tenho comprado sempre bichos com menos de três quilos e congelados.

    O polvo fresco leva sempre uma "tareia" antes de ir para o tacho...

    "envolve-se o polvo numa serapilheira ou pano grosso e com um pau bate-se muito bem até ficar tenro"

    "arranja-se o polvo, lava-se muito bem e bate-se com o rolo de madeira sobre a mesa de pedra"

    (retirado da Cozinha Tradicional Portuguesa)

    Para acompanhar o polvo em arroz gosto muito do meu triunvirato de brancos tugas... Soalheiro, Bágeiras e Santar Vinha do Contador.

    Pah, um espumante tinto para acompanhar uma arrozada de polvo... É pena os espumantes tintos andarem chatos, como os blogues :)

    Mas o espumante tinto das Bágeiras vai bem, presumo. Um vinho que me pareceria ser boa companhia seria o Infantado 2007... É pena ter desaparecido de repente.

    Um abraço

    ResponderEliminar