segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quinta de Pancas Cabernet Sauvignon Special Selection 1996 e Pá de Porco no Forno

Depois da vindima de 1995, com os vinhos a terem a assinatura de João Portugal Ramos, o ano de 1996 foi um ano de viragem na Quinta de Pancas. Apareceram os Special Selection, vestidos num conjunto garrafa rótulo muito elegante, como que a justificar o elevado preço à época (cerca de € 25,00 em 1998). Deste vinho extreme de Cabernet Sauvignon foram engarrafadas 18.206 garrafas normais e 704 magnuns, cabendo a esta o nº 8662.

Creio que nunca tinha provado este vinho antes. A curiosidade aguçou-se depois do caro PadreFrancisco ter provado o 1997 num jantar há algum tempo e ter detestado, por causa das notas de pimentos que se sobrepuseram a tudo. Como encontrei este 1996 a um preço pornográfico (4,99 €) comprei para provar. Refresquei o vinho e filtrei-o para o decanter. Deixei-o a arejar e provei. A primeira impressão foi má, mas depois o vinho mostrou-se e deu uma prova agradável, sem as notas de pimento do 1997. Ainda assim, já a passar para o outro lado. Fica a curiosidade...

Acompanhei com uma pá de porco no forno.


6 comentários:

  1. Ena, ena, sou a primeira depois do jejum forçado de comentários, lol... Só porque o resto do pessoal não vai perceber tão cedo que já pode mandar baboseiras!
    Conseguiste baralhar-me as ideias sobre o vinho - sabor a pimentos?
    Ná, prefiro aquelas batatinhas e a carne que, pelo aspecto, deve estar super tenra...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana

    Em primeiro lugar acho que os 99% dos visitantes que caem via googlanço não se dão ao trabalho de comentar. Dos restantes, mais de metade nem se apercebe que os comms estão activos e os restantes tb não estão para isso.

    Sabor a pimentos é normal em alguns cabernet sauvignon' s, o que nem é mau de todo desde que não seja só pimentos :)


    A carne estava fixe, acho. E as batatas, cada vez gosto mais das ditas assadas com a pele.

    ResponderEliminar
  3. É bom estarem de novo abertos os comentários para o blog ficar mais interactivo...

    Quanto ao vinho em causa, já não tenho grande paciência para o cabernet sauvignon 'a solo', salvo raras excepções!

    ResponderEliminar
  4. gus...
    felizmente este "caberneiro" nem sofria dessa doença, mas já estava cansado.

    quanto aos comms, tu tb disseste que se deveriam abrir, pah :)

    ResponderEliminar
  5. Ficamos a invejar a "pomadita" (digo ita por estar já a ir para o outro lado) e fazemos uma pergunta: e que tal partilharmos a receita da pá de porco no forno? :P Já sei que é simples mas já se partilhava não ? :)

    ResponderEliminar
  6. Ka

    normalmente faço uma papa com um pouco de banha de porco, sal, pimenta e alho e pimento e barro a carne. Depois meto a carne e algumas batatas num tabuleiro de barro e junto um pouco de vinho branco.
    O forno faz o resto :)

    ResponderEliminar