Depois da vindima de 1995, com os vinhos a terem a assinatura de João Portugal Ramos, o ano de 1996 foi um ano de viragem na Quinta de Pancas. Apareceram os Special Selection, vestidos num conjunto garrafa rótulo muito elegante, como que a justificar o elevado preço à época (cerca de € 25,00 em 1998). Deste vinho extreme de Cabernet Sauvignon foram engarrafadas 18.206 garrafas normais e 704 magnuns, cabendo a esta o nº 8662.
Creio que nunca tinha provado este vinho antes. A curiosidade aguçou-se depois do caro PadreFrancisco ter provado o 1997 num jantar há algum tempo e ter detestado, por causa das notas de pimentos que se sobrepuseram a tudo. Como encontrei este 1996 a um preço pornográfico (4,99 €) comprei para provar. Refresquei o vinho e filtrei-o para o decanter. Deixei-o a arejar e provei. A primeira impressão foi má, mas depois o vinho mostrou-se e deu uma prova agradável, sem as notas de pimento do 1997. Ainda assim, já a passar para o outro lado. Fica a curiosidade...
Acompanhei com uma pá de porco no forno.
Ena, ena, sou a primeira depois do jejum forçado de comentários, lol... Só porque o resto do pessoal não vai perceber tão cedo que já pode mandar baboseiras!
ResponderEliminarConseguiste baralhar-me as ideias sobre o vinho - sabor a pimentos?
Ná, prefiro aquelas batatinhas e a carne que, pelo aspecto, deve estar super tenra...
Beijinhos.
Ana
ResponderEliminarEm primeiro lugar acho que os 99% dos visitantes que caem via googlanço não se dão ao trabalho de comentar. Dos restantes, mais de metade nem se apercebe que os comms estão activos e os restantes tb não estão para isso.
Sabor a pimentos é normal em alguns cabernet sauvignon' s, o que nem é mau de todo desde que não seja só pimentos :)
A carne estava fixe, acho. E as batatas, cada vez gosto mais das ditas assadas com a pele.
É bom estarem de novo abertos os comentários para o blog ficar mais interactivo...
ResponderEliminarQuanto ao vinho em causa, já não tenho grande paciência para o cabernet sauvignon 'a solo', salvo raras excepções!
gus...
ResponderEliminarfelizmente este "caberneiro" nem sofria dessa doença, mas já estava cansado.
quanto aos comms, tu tb disseste que se deveriam abrir, pah :)
Ficamos a invejar a "pomadita" (digo ita por estar já a ir para o outro lado) e fazemos uma pergunta: e que tal partilharmos a receita da pá de porco no forno? :P Já sei que é simples mas já se partilhava não ? :)
ResponderEliminarKa
ResponderEliminarnormalmente faço uma papa com um pouco de banha de porco, sal, pimenta e alho e pimento e barro a carne. Depois meto a carne e algumas batatas num tabuleiro de barro e junto um pouco de vinho branco.
O forno faz o resto :)