segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Carolina Douro Branco 2008



A Quinta da Carolina situa-se na margem esquerda do Douro, a quatro quilómetros a sul do Pinhão. É propriedade da família Cândido da Silva e a vinha velha (cerca de trinta anos) é constituída maioritariamente por Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Carvalha. O enólogo é Jean-Hugues Gros e comercializam três vinhos, o Quinta da Carolina tinto 2006, o Cândido tinto (s/indicação do ano de colheita por ser um blend) e o Carolina branco 2008.

O Carolina branco 2008 é feito com uvas de Malvasia Fina provenientes da Régua (em solos xistosos) e de Viosinho e Rabigato provenientes de Tabuaço (em solos graníticos). Oitenta por cento foi vinificado em cubas de inox e o restante em cascos de carvalho francês de quatrocentos litros. A produção é de 1.500 garrafas (engarrafadas em Março de 2009) das quais se disponibilizaram 600 para o mercado e o PVP (na Garrafeira Tio Pepe ) de 11 €.

É um vinho tenso e intenso, que pede comida. Muito bem nos aromas, com fruta e um pendor mais vegetal. A madeira é qb, a acidez é muito boa. Na boca é austero e muito agradável e com um bom final. Vale a pena provar... Nota pessoal: 16,5 +.