domingo, 4 de janeiro de 2009

Um Bacalhau em Homenagem a Gomes de Sá

Este bacalhau foi inspirado na receita de Bacalhau à Gomes de Sá, com algumas alterações, nomeadamente a inclusão de mais vegetais. Fiz assim:

_comecei por escalfar postas de bacalhau e cozer ovos, retirei e limpei de peles e espinhas; desfiz em lascas e deixei a marinar em leite a ferver com alho e louro durante uma hora;
_cozi batatas, nabos, cenoura, grelos e ovos e reservei;
_no tacho de barro, deitei azeite, alho, cebola roxa e pimento vermelho; deixei a confitar a baixa temperatura. Juntei pimenta. Subi o lume e juntei o bacalhau. Deixei levantar fervura e adicionei os vegetais, mexendo com a colher de pau. À medida que os sabores e texturas iam ligando, adicionei um pouco do leite da marinada do bacalhau, mexendo sempre, mas sem desfazer os vegetais. Juntei os ovos cozidos cortados grosseiramente e azeitonas pretas; deixei um bocado em lume brando e levei a forno pré aquecido a 210º C para alourar.

Acompanhou com um Quinta da Fata Encruzado de 2006.







7 comentários:

  1. Pronto chego e realmente as tuas alterações fazem crescer água na boca!!!Vai ser o jantar de amanhã.Agora esclarece-me (já sabes sou muito chata)porque é que o bacalhau têm que ser uma hora a cozer no leite(o tempo é que quero que me expliques se puderes).Mais uma receita fambulástica beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou como a Isabel, tenho de fazer este bacalhau... e também tenho uma dúvida: colocamos o bacalhau em leite a ferver e deixamos 1 hora fora do lume, ou temos de manter a temperatura do leite? Mulheres chatinhas... estas!
    A última foto está supimpa!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Bem, expliquei-me mal. É assim, depois de escalfar o bacalhau e de retirar pele e espinhas, deito-o num recipiente e mando-lhe o leite para cima. Depois fica a arrefecer.

    ResponderEliminar
  4. Inovar nunca é fácil, não senhor!
    Mas quando se tem a coragem de inovar "sobre" um Gomes de Sá e, além disso, se inova assim ... que grande prato, é de antologia. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Luís, de antologia não será, mas é muito bom. Vamos a ver se a Isabel e a Ana fazem para dizerem de sua justiça.

    ResponderEliminar
  6. Eu vou fazer e não vai demorar muito, obrigada pelo esclarecimento sobre o leite...
    A esta hora está o senhor Gomes de Sá furioso por não poder provar esta versão século XXI, lol!!!!

    ResponderEliminar