quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quinta de Foz de Arouce 91 e 93 - Uma Ode à Baga

Os vinhos da Quinta de Foz de Arouce, na Lousã são dos mais cotados vinhos Portugueses. João Filipe Osório, sogro de João Portugal Ramos produz nesta quinta um elegante branco (com produções baixíssimas – 1000 garrafas em 1995) e um tinto que a partir de 2001 se desdobrou em dois, com o aparecimento do “Vinhas Velhas de Santa Maria” nas colheitas de 2001 (bastante interessante), 2003 (absolutamente soberbo) e 2005 (com um estilo ainda mais afinado e aristocrático que o 2003). Talvez saia para o mercado o 2006 (que tive o privilégio de provar há algum tempo).
A consistente qualidade e o grande potencial de evolução destes bagas feitos num sítio absolutamente improvável aconselham que se vão guardando algumas garrafas para acompanhar pratos especiais. Foi o caso destas colheitas de 1991 (do qual se fizeram 14000 garrafas) e do 1993 (5500 garrafas).
Estas variações de produção atestam bem do cuidado com o vinho que é posto à venda e que justificou o aparecimento de um novo rótulo, caro (€ 55,00 o que o atira para um patamar de excelência onde andam os rótulos mais cobiçados do Douro, Dão ou Alentejo) e raro.
Estes dois vinhos estavam de perfeita saúde e prontos para aguentar ainda muitos anos. Valem efectivamente que se espere uns anos para que eles mostrem a sua excelência.


Várias lendas atestam a existência de vinhas e vinho nas margens do Rio Arouce.
Assim, conta-se que o rei Arunce no seu castelo de Arouce, hoje castelo da Lousã, escondia dos seus inimigos entre os seus bens mais preciosos, tais como a sua filha, a princesa Peralta o já então famoso vinho de Arouce.
Conta-se também que o famoso cavaleiro Furtado, segundo a lenda, senhor desta casa, teria apostado pipas de vinho Foz de Arouce, no caso de não conseguir roubar uma bandeira espanhola ao rei Filipe II.
Hoje propriedade do IV conde de Foz de Arouce, a quinta dispõe de cerca de 6ha de vinha instalada em solo xistoso e as castas são oriundas da Bairrada, com predominância da Baga.
(do contra-rótulo).


1 comentário:

  1. Pronto chego aqui e dá-me uma branca(sorrisos)!!!Já sabes que não percebo nada mas,devem ser bons.Beijinhos

    ResponderEliminar