segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Picanha Luso - Brasileira

Tinha comprado um naco de picanha já fatiada e resolvi fazê-la assim:

Levei batatas pequenas a assar com pele na cloche; selei a carne em azeite e reservei…
Quando as batatas assaram, abri-as e dispus uma camada no fundo de um tabuleiro de barro; juntei alho laminado, pimenta preta e louro. Fatiei a picanha e deitei por cima da camada de batatas; “reguei” com o azeite onde selei a picanha.
Com as restantes batatas fiz uma nova camada por cima da carne, reguei com mais azeite e levei a forno quente (180º C).

Ficou um prato interessante, com o sabor da carne a entrar nas batatas e os aromas do alho e do louro a intrometerem-se no conjunto. Acompanhou com uma simples salada de alface servida à parte. Dei-lhe este nome porque me apeteceu…
Ah, e um Sogrape Reserva Alentejo 2000 (que já não há) ligou muito bem.






5 comentários:

  1. Eu bem digo vou deixar de vir aqui. (sorrisos fazes tudo diferente mas cá com um aspécto delicioso.Essa cabeça está sempre a misturar os ingrediêntes.A picanha só custumo comer grelhada!!!Delicia beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E apeteceu-te muito bem! É um bom titulo para uma excelente receita :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que picanha não faz os meus encantos, mas tenho de reconhecer que és 1 big mestre, portanto a picanha assim deve ficar muito saborosa!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. A combinação bife/batata cozinhada no seu molho é das mais felizes e pode ser feita, ou com carne muito tenra, que aguenta ficar bem passada, ou, pelo contrário, carne dura que precisa tempo.

    Só a "picanha" é que não me convence. Prefiro a versão europeia de lombo. É caro mas é carne. Já a irmã "com truque" sul-americano, é o mesmíssimo lombo daqui, só com mais dois dedos de sebo de vaca por cima!

    ResponderEliminar
  5. Luís, se a "base" fôr boa, não me chateia nada que leve os dois dedos de sebo; se for bem grelhado, é uma delícia (claro que não se compara à mirandesa, arouquesa ou barrosã...). Esta foi uma experiência que correu mais ou menos bem, mas ainda tem muito a afinar.

    ResponderEliminar