quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Croque Nhoc

Chamei croque nhoc a este snack, porque é algo entre um croque monsieur e uma francesinha.
Torrar pão (pão mesmo, daquele que é amassado e feito no forno) ligeiramente. Deitar uma fatia de carne assada (pois, sobras, que é bom... - usei supremo de frango) sobre o pão, outra fatia de pão, uma fatia de queijo (usei mistrura de cabra, vaca e ovelha da Serra do Rabaçal).
Fazer uma base com cebola, tomate e azeite, juntar vinho branco, deixar apurar, ralar com a varinha e aromatizar (usei apenas pimenta preta). Deixar o molho reduzir, deitar por cima da sanduiche e levar ao forno (fiz na cloche).
É um snack simples e fácil de fazer; bem fixe para acompanhar uma cerveja gelada ou num jantar ligeiro com uma salada.






10 comentários:

  1. que deliçia,rica sandocha,jinhos cupido

    ResponderEliminar
  2. adorei o nome...
    e já sei o que fazer da próxima vez que me sobrar um bife ou algo do género

    p.s.: por acaso o jantar hoje vão ser bifes, espero bem que sobre algum... rsrsrs

    ResponderEliminar
  3. aí está uma bela "sanduba".
    Claro que eu a comia antes do molho, (heresia!!!), como faço com as francesinhas: quanto mais afamado é o molho mais eu gosto delas ....secas!

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma postagem de francesinha para postar e de um Croque monsieur o Croque é uma receita do meu tio.Agora uma mistura das duas nunca me passava pela cabeça:)Divino beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Podes zangar-te que eu deixo: não gosto de francesinhas e a culpa é da molhanga! A malta que conheço no Porto diz que eu nunca provei uma como deve ser, talvez...
    Mas deste Croque Nhoc eu gostei... e muito!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Bem, alguém me explica essa aversão ao molho? É por ser picante ou por estar num snack? Se é por ser picante, porque não fazer um menos picante?

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo comentário. Um domingo destes experimento este croque nhoc, mas o que gostava mesmo era de fazer uma boa francesinha. Já experimentei uma vez e foi um desastre.

    ResponderEliminar
  8. jorge, fazer uma francesinha não é nada complicado. Há uns tempos postei uma aqui no blogue.

    ResponderEliminar
  9. Não é por ser picante!!! É gorduroso, demais... lol! Tira o sabor dos componentes da francesinha... Expliquei bem, ou também vais dizer que nunca provei uma em condições?! lol!!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Ana, não tem que ser gorduroso demais, embora admita que em alguns sítios é um bocado gorduroso. Mas a ideia é diluir o molho numa tonelada de cerveja, lol. Quando faço, faço um molho com pouca gordura e não muito picante; como normalmente faço com ingredientes escolhidos (bife em vez de sola de sapato, pão à séria e não de forma e queijo decente em vez daquele "tipo" flamengo de plástico) não deixo que o sabor do molho arruine os dos restantes ingredientes.

    ResponderEliminar