segunda-feira, 26 de maio de 2008

De Portocarro à Cancela (Notas de um Jantar)

O mote inicial para este jantar em Viseu para além do Viseu Gourmet era uma prova dos Vinhos da Herdade de Portocarro, do Eng. José da Mota Capitão - o Herdade de Portocarro, o Anima L5 e o Cavalo Maluco; contudo, o Eng. João Paulo Gouveia resolveu "presentear" os jantantes com algumas das suas belas criações, como um fantástico Pedra Cancela Touriga Nacional 2000 e um 2003 em Magnum, para além do Reserva 2004 e do Branco Encruzado/Malvazia 2007.
Das entradas... para além de tábua de queijos, patê, salada de alcachofras e paio de porco preto, degustaram-se uns ovos mexidos com espargos bravos (que estavam uma maravilha).
A sopa de pão com chanfana (o reporter não a apanhou, mas em breve faço e posto...) feita desta forma é uma comida tradicional da zona de Coimbra e serve para aproveitar as sobras da chanfana, nomeadamente o molho, que se deita num púcaro, junta-se pão e couve cozida e deixa-se harmonizar sabores em fogo muito baixo.
O Arroz de Pato foi feito à moda da Beira, com passagem pelo forno.
Nas sobremesas, um chiffon de chocolate, mousses de morangos e ananás...
Em suma, um fantástico jantar para preparar a entrada no Viseu Gourmet, do qual postarei notas depois.







4 comentários:

  1. Wow! O cardápio parece-me um manjar dos deuses! Paio de porco preto? Bom demais!! :o)

    De notar que ando a babar por cerejas, resultado das notícias diárias sobre a produção em Portugal. Ora, com essa última foto, já só vou conseguir pensar em CEREJAS o resto da noite. Bonito serviço! :o)

    ResponderEliminar
  2. E o que pensa dos vinhos amigo Cupido!? Já (postei sobre e) provei o Herdade do Portocarro. Fiquei curioso com os "irmãos". Só podem ser bons vinhos.
    Parabéns pela referência ao seu blog na Blue Wine. Fico a aguardar a sua reportagem sobre o Viseu Gourmet.

    ResponderEliminar
  3. Que bela mesa... os queijos então para mim são uma perdição. O pato coitadinho... nem vou comentar que me fical mal ;) Repito: bela mesa!

    ResponderEliminar
  4. migas

    pois, agora há cerejas em toda a parte...

    amigosdobalde

    O Herdade de Portocarro foi bastante consensual; bastante interessante, mas francamente caro (neste caso nem foi, uma vez que foi oferta do Eng. Mota Capitão).
    Do Anima L5 toda a gente gostou, apesar de ninguém estar familiarizado com a casta.
    Quanto ao Cavalo Maluco, foi o mais polémico; ou se tinha posto a fasquia alta demais, ou não houve paciencia para "dialogar com o vinho, mas algumas pessoas ficaram desiludidas, embora para mim seja o melhor de todos e um grande vinho, daqueles que merecem classificações de 18,5 valores...

    ameixa

    pois, lembras-te do teu patito :)

    ResponderEliminar