terça-feira, 6 de maio de 2008

Chispe de Porco Estufado em Óleo de Palma, Vinho Tinto, Laranja e Hortelã

Primeiro o chispe. Estava mesmo a pedir para saltar para o tacho... Deitei um bocado de óleo de palma (pois, já estava uma pasta, porque estava no frigorífico) e deixei alourar um bocado a carne. Juntei um bocado de vinho tinto e deixei a estufar. Para "cortar" um bocadinho o sabor forte do óleo de palma, juntei laranjas (espremi o sumo e juntei a polpa e casca de laranja) e um bocado de hortelã. Servi com massa "al dente".

Esta harmonização pode parecer um bocado estranha, mas confesso que não me apeteceu usar leite de coco e efectivamente os aromas da hortelã e da casca da laranja resultaram muito bem.







15 comentários:

  1. A combinação laranja / hortelã deve ter ficado soberba. Acho que o côco ia mesmo ficar a mais.

    Bom, não posso dizer que teria gostado porque ... eu detesto chispe, mas lá que deu idéias, lá isso deu!

    Obrigado

    Luís Pontes

    ResponderEliminar
  2. Cupido este chispe é mesmo bom para o meu colestrol!!!Ele está baixissimo.Vou poder comer à vontade sem peso na consciência(sorrir).Vou esta semana para cima e lá vou ter que ir um pouco pela estrada Nacional para parar nos barros.Já tenho mais de que uma receita à espera dos ditos.Tenho que comprar os tachos de barro.Agora a receita claro eu já começo a ser suspeita.Deve ser mesmo bom claro vou fazer!!!!!(sorriso)só vou alterar a massinha vou fazer um feijãozinho que eu sei para acompanhamentos,ok...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cupido,

    Merendeiras são pães de trigo de "segunda" com cerca de 250/300g, tipo pão de Mafra, mas pela metade.

    Abraço

    LPontes

    ResponderEliminar
  4. eu ainda gostava de saber onde é que tu vais buscar estas ideias...
    é que simplesmente adorei.
    o toque da laranja com a carne de porco resulta sempre muito bem, com o aroma de hortelã nem se fala.

    ResponderEliminar
  5. Cupido,uns dias sem passar na sua cozinha,é só surpresas boas!!!
    Adoro chispe,toda a carne de porco, esta receita está divina...Porco,Laranja e o toquinho de Hortelã,Uauuuu,deve ter ficado uma Maravilha!!!!Cupido desculpe não resisto ao copianso,comidinha Portuguesa Adoro!!!!! são só ideias excelentes.
    Comento mais umas coisitas que vi,Adorei as moelinhas, o Estufado de Galinha,Cupido diga-me, é galinha caseira? só pode ser na sua cozinha... Tb adorei o evento,além da quinta ser linda, As fotos muito bonitas a transmitir toda a Beleza da paisagem.
    Adorei!!!!
    bjinho

    ResponderEliminar
  6. Bem, até agora só usei chispe no cozido e ainda assim, descasco-o todo... este tempero de laranja e hortelã tirou-me completamente do sério, se não arranjar coragem para fazer com chispe (lol), talvez faça com lombinhos de porco...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. A minha alma está parva com esta combinação. Que criatividade... isso realmente deve ter influência dos Deuses e não deve ser só do Deus do Amor :-)

    ResponderEliminar
  8. Melhor que peixaria é mesmo um mercado de peixe. E melhor ainda é se for o "divino" Mercado de Peixe de Olhão, o único sítio onde qualquer delírio piscícola se pode tornar, e torna, realidade!

    Eu sou tão esquisito com "azeites" que nem me ocorre que há alguns podres no meio das maçãs.

    abraço

    ResponderEliminar
  9. As iscas de leitão são uma maravilha e podem comer-se em quase todos os tradicionais restaurantes de leitão da Bairrada e Mealhada ( as da Meta dos Leitões sã particularmente boas)

    Quando eu vivia em Sintra, comprava iscas de leitão em NEGRAIS, outra terra de leitões. Aí, curiosamente, ninguém tinha descoberto a maravilha e eram vendidas junto com a fressura, como comida para ... cães! :-)

    ResponderEliminar
  10. Luís
    ainda bem que esta combinação deu ideias; efectivamente a "natural" associação do óleo de palma com o leite de coco já me cansa um pouco. Ainda pensei em maracujá, mas não tinha...
    Relativamente às merendeiras, já estou a ver o que são e um dia destes vou fazer uma pequena adaptação (aliás, uma boa fatia de pão transmontano torrada e com um bom azeite é uma maravilha).
    Quanto ao peixe, como não consigo ir à lota de Matosinhos, tenho que me ficar pela peixaria.
    As iscas de leitão, nunca comi. Apesar de ter nascido perto da Bairrada, não costumo ir aos restaurantes da zona e como não as há à venda...

    ResponderEliminar
  11. Isabel, eu optei por uma massa porque queria um acompanhamento "inóquo"; vamos a ver esses feijões...

    ResponderEliminar
  12. risonha
    realmente funciona muito bem...

    ResponderEliminar
  13. janeca
    obrigado, a galinha é mesmo caseira

    ResponderEliminar
  14. anna
    com lombinhos ou com entrecosto ou com duplas costeletas do cachaço (ia mais nestas últimas)

    ResponderEliminar
  15. ameixa seca
    não é assim tanta criatividade, é mais vontade de cozinhar...

    ResponderEliminar