domingo, 7 de abril de 2013

Quinta das Bágeiras Grande Reserva 2004




Colheita de 2004, lançada há uns meses no mercado, este grande reserva está situado em termos de preços (cerca de € 18,00 a garrafa), acima dos reserva e super reserva e abaixo do velha reserva. É, como todos os espumantes do produtor, um bruto natural, sem qualquer adição de açúcar e é feito com uvas de Bical e Maria Gomes. 

Numa prova recente (publicada em Dezembro de 2012), levou uns pouco recomendáveis 15 pontos do painel da revista de vinhos numa prova "ganha" pelo bairradino Kompassus Blanc de Noirs 2009 (com 17,5 pontos) que foi seguido pelos unânimes Vértice Cuvée 2009, Condessa de Santar 2009 e Murganheira Vintage 2005 (todos com 17 pontos) e pelos Raposeira Velha Reserva branco 2004, Montanha Real Super Reserva branco 2009, Aliança Vintage 2007 e Caves de São João 91 anos de História bruto zero 2007 (todos com 16,5 pontos). Transcrevo a nota de prova: Cor acentuada, aroma com notas evolutivas, algum mel, bem resinoso. Na boca mantém o perfil bem personalizado, tem muito corpo, mas falta alguma elegância, termina com algum tostado de evolução. 

E refiro aqui esta prova apenas porque não lhe vi resina. Falta alguma elegância, sim, mas a fantástica acidez e a forma como acompanhou a comida compensam largamente essa falta. E que comida?

Uma salada com alface, tomate, maçã e morangos regada com uma vinagreta feita com mel, vinagre de porto (pouco, apenas umas gotas), pimenta preta, sal e bom azeite, que acompanhou umas fatias de pão levemente torrado e umas lascas de terrina de pato com as chamadas ervas finas e um bloco de foie gras


O vinho é fantástico, complexo, fresco, ligou muito bem com este prato. E sem resina :)


3 comentários:

  1. A entrada inesperada dos morangos nesta salada deu-lhe um ar primaveril...
    Gostei!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. se procuro elegância, não é em bageiras que penso... em bageiras procuro outras coisas... e encontro. é um produtor que admiro imenso e uma visita muito recomendável para quem passar na zona.

    ResponderEliminar
  3. O que é (e onde se vende) vinagre de Porto?

    ResponderEliminar