segunda-feira, 29 de abril de 2013

Senses by Adega de Borba: Touriga Nacional e Syrah 2011

Depois de ter provado os vinhos branco, tinto e rosé da gama de três euros, abalancei-me aos Senses, Touriga Nacional e Syrah, ambos de 2011. São vinhos com um PVP recomendado de seis euros e meio (um eurito mais do que o Adega de Borba Premium, de que eu gosto muito).


Touriga Nacional no Alentejo, ainda por cima com 15º de álcool, assusta qualquer eno_chato. Podia ser um vinho madurão, cheio de álcool, como há alguns na região. Mas não. É violáceo na cor, cheio de boas notas de violetas e frutos pretos bem maduros a roçar a compota, alegre e complexo qb, a dar uma bela prova. Madeira apenas presente, largo na boca e com um belo final. Belo vinho, bom para beber agora e guardar umas garrafas para acompanhar a esperada boa evolução. 


Syrah, a casta que tão bem se dá nas terras alentejanas é aqui muito bem tratada. Especiarias, chocolate e o que mais a caracteriza, estão lá, mas tudo num registo calmo, sem grande calor, ou dito de outro modo, um belo vinho, com alguma austeridade, bom para a mesa.

São vinhos muito bem feitos, que espelham bem algumas das características das castas que os fazem. Gostei muito da forma como o TN aparece, fresco e complexo e também do S, mais calmo, a pedir tempo (vinhos enviados pelo produtor).


Os vinhos estiveram muito bem a acompanhar uma vitela assada no forno, como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário