António Nobre é o responsável pela cozinha do restaurante Degust' AR, em Évora e foi da sua desafiante cozinha que trouxe uma preparação desarmantemente simples para esta trilogia número 128, com a Ana e o Luís e dedicada à laranja e que pesquei aqui, no blog da Adriana Freire.
Peguei em duas boas laranjas, descasquei-as e cortei-as em rodelas para uma travessa. Deitei uma colher de sopa de mel e um bom fio de azeite para uma taça e bati com uma vara de arames até homogeneizar. Deitei essa mistura sobre as laranjas e deixei um bocado a marinar. Na hora de servir, polvilhei com canela.
A combinação mel/azeite acrescenta untuosidade e doçura à boa acidez da laranja e o toque final da canela funciona como uma cereja no topo de um bom bolo. Simples e muito bom :)
Deve ser excelente essa fusão dos sabores mel/azeite com o outro mais do Sul, da laranja com canela marroquina. A experimentar... já!
ResponderEliminarNão conheço a história da receita, mas por terras do Baixo Alentejo é comum. Há cerca de dez anos, tive uma refeição memorável na singela Casa Pires, na pequena aldeia de Moreanes (concelho de Mértola), que terminou precisamente com uma laranja com mel e canela. Foi-me sugerida pelo próprio Sr. Pires. Foi a primeira vez que comi, mas na altura os habitués pediam-na com naturalidade.
ResponderEliminarCumprimentos e continuação de bom trabalho,
Jorge
Deve ficar uma excelente sobremesa, kiss
ResponderEliminarSusana
Hey Cupid'Amândio,
ResponderEliminarcomo sabeindes, aqui na creche, fazemos a (bragantina) Laranja Azeitada.
Igualmente simples, igualmente complexa.
Simples: laranja da nossa árvore, azeite da nossa oliveira, flor de sal do Rui Simeão.
Complexa: evolução da laranja na árvore ao longo do ano, mais ou menos azeite e flor de sal, pequeno toque de aromáticas (manjericão, salva, por vezes coentros [just'a touch]) e o Porto tawny a servir.
Enfim, (h)aja laranjada e a vida é azeitada.
rosatty-oranjatty
Que sugestão deliciosa! A próxima laranja, vai ser degustada assim.
ResponderEliminar