quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Grelos, a Alheira e a Broa | Quinta de La Rosa 2011

Nesta semana em que se cumpre a 110ª trilogia, foi a vez da Ana dar o mote, a mim e ao Luís para irmos aos grelos. E optei por fazer uma das minhas harmonizações preferidas com alheira e com a broa de milho a compor o trio. Frigideira com um fio de azeite e um dente de alho laminado, juntei uma alheira de caça partida em pedaços pequenos e fui mexendo com uma colher de pau até obter uma pasta crocante. Juntei então broa cortada em cubos, envolvi tudo e deixei a broa absorver os sabores. Juntei então um molho de grelos que cozi, escorri e parti em pedaços. Voltei a envolver e servi. Bela entrada :)



Este prato vai muito bem com o Quinta de la Rosa branco de 2011. É um dos três vinhos brancos do Douro feitos pelo Jorge Moreira (os outros são o Pó de Poeira e o Passagem), sem contar com os que faz na Real Companhia Velha, naturalmente. Muito bom equilíbrio entre a fruta e as notas da madeira onde estagiou, é um vinho redondo e muito consensual. 


5 comentários:

  1. "Entrada" para o Quinta de La Rosa, suponho :-), nesta 110ª onde não só os grelos como a broa marcaram presença tripla. O casamento alheira-grelos é realmente algo de transcendente e custa-me até a imaginar uma sem os outros.

    ResponderEliminar
  2. este blog é responsável por abundamentes rios de baba a correr pelo canto da boca. estas fotos fazem fome mesmo se as vejo depois do jantar.

    ResponderEliminar
  3. é realmente uma combinação perfeita! :) no dia em que li, e vi, esta receita tive de alterar os planos iniciais de jantar, ... lá fui eu às compras. No dia seguinte, fiz quase o mesmo, relativamente diferente, com farinheira, ... enfim, numa equipa que ganha, ...

    Acabei por partilhar aqui: http://yesweeat.blogspot.com

    obrigado pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  4. Acabei de beber o quinta de la rosa e acho um vinho bastante bom, aromas inebriantes essencialmente de citrinos com um flores á mistura, bela tosta e então na boca sobe a parada. Excelente vinho!

    ResponderEliminar
  5. Uma experiência a repetir, uma ligação que duvido algo a suplante, a alheira a broa e os grelos é um entrada que suplanta muitos pratos principais.

    ResponderEliminar