domingo, 2 de dezembro de 2012

Quinta do Escudial Vinhas Velhas Reserva Tinto 2008




Na Quinta do Escudial os vinhos não passam por madeira. Já conhecia o branco e o tinto colheita, de que dei nota de prova aqui e escolhi este vinho para harmonizar com um borrego estufado/assado em vinho tinto, feito no tacho de barro no forno.

Borrego cortado em pedaços, ficou a marinar numa mistura de vinho branco e tinto e alhos esmagados durante um dia. Depois temperei com pimentas, uma malagueta, sal e um pouco de azeite. Deitei tudo num tacho de barro, juntei bom azeite e levei ao forno, com a tampa no tacho, até a carne estar macia. Tirei a tampa, desliguei o forno e deixei mais uns minutos. Acompanhei com batatas cozidas com a pele, cenouras e couve branca.


O vinho foi uma bela surpresa. Os vinhos mais consensuais levam (para mim) madeira a mais. Pode ser muito boa, mas parece sempre muita, pelo que é de saudar a ousadia de propor vinhos de qualidade sem passarem por madeira. Lembro-me sempre do Ouzado, aqui relatado e foi com muita satisfação que vi o vinho, raçudo e cheio de boas notas de fruto, embora com os taninos ainda espigadotes, a proporcionar uma excelente ligação com o prato. O preço ronda os onze euros, mais do que justos face à qualidade do vinho. Estou fã :)

Sem comentários:

Enviar um comentário