quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

trilogia dos cereais, sai um cereal killer


Quando o Luís lançou o tema para esta centésima décima primeira trilogia, a dos cereais, não fiquei a pensar em exóticas preparações, mas antes numa que alia dois bichos da água, sendo que um é um cereal e o outro um bicho feio.
Um arroz de polvo, feito com o carolino que cresce ali ao lado do mondego, levemente temperado com pimento verde da terra e o belo do polvo que cresce na ria de vigo.



Tacho de bom fundo coberto com também bom azeite, cebola e alho picados, pimentas misturadas e almofarizadas, uma pequena malagueta seca lançada ao tacho sem se pensar no picante das sementes, umas rodelas de pimento verde e, querendo, umas finas rodelas de chouriço, tudo a refogar (ou a estrugir, como se diz aqui no burgo). 

No outro bico do fogão, tem-se já um bom polvo galego a cozer, sem mergulhos de assustar nem cebolas a acompanhar. Coze assim, num fundo de água até ficar medianamente tenro (40 minutos são suficientes, mas para melhores preceitos, podem ler isto, que é do Luís e muito assertivo) e depois é hora de cortar o bicho em pedaços e de reservar a água da cozedura.

Volta-se ao tacho inicial, o do refogado e deita-se uma chávena de arroz carolino por pessoa, deixa-se fritar o arroz, envolvendo sempre, junta-se o triplo da água de cozer o polvo, o próprio polvo cortado e deixa-se em lume brando cerca de doze minutos até o arroz cozer. Querendo, adiciona-se no fim, um raminho de salsa picado para refrescar. 

Esta foi a minha preparação para esta trilogia dos cereais. Arroz do mondego, bom, bom, bom, muito bom de polvo e a acompanhar outro dos vinhos brancos que levaram 17 na RV e que custam menos de dez euros (falta o altas quintas...). Morgado de Santa Catherina 2010, um Arinto de Bucelas que cheira a inverno e aparece sempre complexo e bom, bom para branco de inverno (sublime na bacaulhazada da noite de natal) e que aqui precisava de um bocadito de mais frescura para brilhar. É muito bem feito, é um dos bons brancos tugas e para branco de inverno está muito bom. Para comprar e guardar, já que tem pergaminhos no que à longevidade lhe assiste. :)








1 comentário:

  1. Gosto muito de arroz de polvo bem feito como este.
    Não precisava chamar feio ao bicho polvo que até ficou uma lindeza na foto.
    Beijos.

    ResponderEliminar