domingo, 2 de dezembro de 2012

Dão Álvaro de Castro Tinto 2009

Há pouco tempo deixei aqui uma nota de prova do Dão Branco do Álvaro de Castro. Hoje vou ao tinto. Tem andado com um preço a rondar os sete euros, mas aparece no painel de prova de vinhos tintos abaixo dos quatro euros da RV de Julho e até teve uns pouco recomendáveis 14,5 valores, com alguns vinhos a terem 15,5, sendo um deles o Lóios que até custa três euros. 
Tudo muito estranho e se juntarmos a isso alguma doçura que tinha notado numa colheita anterior (aqui relatada) quase que se perde a vontade de provar o vinho e ainda mais de falar dele. Abri a garrafa, deitei um pouco de vinho no copo e provei. Lá estava a doçura. Foi para o decanter, o decanter foi para o frigorífico e no dia seguinte voltei ao vinho. Tirei o decanter do frio e esperei até o vinho ficar a uns 16/17º C. E não é que estava outro? Nada de doçuras, estava um vinho pujante, terroso, mais do que pronto para aguentar um naco de novilho estufado em vinho tinto com que o acolitei.


A garrafa custou € 4,79, o vinho precisou de um dia para acordar, mas vale a pena esperar por ele. Afinal os 14,5 valores da RV são mais que correctos se se beber logo o vinho. No dia seguinte passa a 15,5 IMHO. O novilho foi feito mais ou menos como este.


Sem comentários:

Enviar um comentário