quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Trouxa de Sardinhas em Massa Filo | Dócil Loureiro 2011



Trilogia número noventa e três, comigo a propor o tema à Ana e ao Luís: sardinhas. Embora estejamos no tempo delas, optei por usar sardinhas de conserva, mais precisamente, sardinhas em molho de tomate picante.


Abri uma lata de sardinhas, abri-as e retirei a espinha e a pele (tinham algumas escamas). Esmaguei-as com um garfo até obter uma pasta a que juntei meia cebola finamente picada. Entretanto abri uma embalagem de massa filo, estendi uma folha, pincelei-a com manteiga derretida e dobrei-a a meio. Cortei em quatro pedaços e deitei um pouco da pasta de sardinha no centro de cada folha. Dobrei em trouxas e levei ao forno médio até dourarem. Servi com rúcula selvagem temperada com um pouco de flor de sal e um fio de azeite e umas azeitonas pretas.


Para acompanhar esta preparação que pode servir de entrada, escolhi o Dócil Loureiro 2011, um vinho de Dirk Niepoort. Fresco e com boa acidez, é um bom exemplar da casta. O preço é porreiro (cerca de € 5,00) e o vinho vai bem a solo, mas tem aptidão para se ligar bem com pratos assim, simples.


2 comentários:

  1. Nesta trilogia, as tuas sardinhas nadaram bem depressa... boas sardinhas e umas lindas e deliciosas trouxas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Lindas trouxas.
    Mais uma ótima sugestão
    Um abraço

    ResponderEliminar