quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Caril de Camarão com Ananás | Dory 2011

Nesta trilogia número noventa e quatro, o elemento escolhido e ditado pela Ana foi o ananás. E foi uma receita da Ana que deu o mote para a preparação que trago hoje. Comecei por descongelar uns camarões chamados de tigres e de tamanho razoável (20/30) que descasquei e reservei. Esmaguei as cabeças e levei-as a cozer ao lume, juntamente com as cascas, num tacho com água e um pouco de sal durante uma hora até obter um caldo de camarão. Coei e reservei o caldo.

   
Entretanto, preparei o molho de caril, a partir do de Mestre Manuel Ferreira, apresentado n' A Cozinha Ideal  (pág. 55) e cuja receita transcrevo:

250 gramas de cebola
100 gramas de manteiga
100 gramas de aipo
1 cenoura
2 tomates
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de pó de caril
1 decilitro de leite de coco
1 decilitro de aguardente velha

Picam-se os legumes acima indicados e refogam-se sem corar, misturando-se-lhes (se houver e se este se destinar a mariscos) cabeças de camarões ou de lagostins esmagadas. Deita-se-lhe a aguardente e lança-se-lhe o fogo. Mistura-se-lhe o pó de caril, a farinha e os tomates e mexe-se. Em seguida*, misturam-se-lhe oito a dez decilitros de caldo a ferver e o leite de coco. Meia hora depois de ferver, passa-se o molho.

* (Optei por não juntar as cabeças, mas antes por fazer um caldo à parte, como referi acima e a que juntei água e polpa picada de coco fresco. Além disso, juntei o caril logo no inicio, para melhor libertar aromas).

Depois de passar o molho com a varinha levei ao lume até fervilhar, desliguei o lume e juntei os camarões; deixei uns quatro minutos, enquanto preparava o prato.

Cozi arroz agulha num tacho com água (o dobro em volume de arroz) temperada com sal, escorri-o no peneiro e montei um cilindro no prato, com um aro de cozinha. Depois salteei em azeite rodelas de ananás em calda que sobrepus ao arroz.


Para finalizar o prato, os camarões com o molho a "sujar" o prato e um raminho de salsa a rematar.


Acompanhei este prato com um vinho acabadinho de chegar ao mercado. Dory branco colheita 2011, da AdegaMãe, empresa do grupo Riberalves. Um branco Regional de Lisboa, de Anselmo Mendes e Diogo Lopes, é feito com Sauvignon Blanc, Arinto, Viognier e Fernão Pires. É um vinho barato (€ 3,99) mas muito bem feito, para o preço. Tem boa acidez e frescura conjugada com alguma complexidade que o tornam num vinho muito apetecível. Gostei muito.     


3 comentários:

  1. Well...
    Onde foi desencantar este Dory?!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gus

      Há no Jumbo de Gondomar. Teve 15,5 na Rv deste mês, o que me parece meio curto, mesmo para um vinho de 4 euros. Gostei muito do vinho.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Ora bem, não deixa de ser agradável ter dado o pontapé de saída para a inspiração desta bela receita de camarão, assim tão melhorada e tão bem apresentada.
    Espera-nos a próxima!
    Beijos.

    ResponderEliminar