quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trouxas de Lombarda com Frango e Farinheira

O tema da trilogia desta semana, foi escolhido por mim e sugerido à Ana e ao Luís: farinheira. E se o Luís fez farinheiras e a Ana recriou uns ovos mexidos com elas, eu fiz umas trouxas a partir de uma proposta do Chef José Avillez.



Comecei por cozer galinha (daquelas que demoram bem duas horas a cozer numa panela normal), limpei a carne de peles e ossos e passei a galinha em pedaços pelo moinho de carne. Será desnecessário referir que a bimby ou a picadora não servem para isto, já que deixam a carne em papa.


Entretanto cozi uma farinheira e escaldei umas folhas de couve lombarda. Juntei a carne da galinha à farinheira e envolvi tudo até obter uma mistura homogénea.  


Deitei pedaços da mistura nas folhas de couve e embrulhei até obter umas trouxas. Reguei com os caldos de cozedura das carnes e da couve e levei ao forno aquecido a 170º C durante dez minutos.


Servi com uma salada e umas bolinhas de batatas cozidas e esmagadas e temperadas com um fio de bom azeite.



2 comentários:

  1. Que bela utilização para as boas das farinheiras!
    Como agora tenho por aqui umas quantas :-))))), vou experimentar esta maneira, talvez desfiando a galinha em vez de picar, logo se vê au moment...

    ResponderEliminar
  2. que belíssima forma de "aligeirar" um prato potencialmente pesado! :) E com as novas farinheiras do Luís até fica um prato próprio para judeus :)

    ResponderEliminar