segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lombo de Atum em Cama de Broa e Shot de Gaspacho

Simplicidade e verdade nos ingredientes são dois válidos pontos de partida para obter bons resultados na cozinha. As conservas são encaradas normalmente como uma coisa a usar em comidas a despachar, mas na verdade, creio que não tem que ser assim e conservas bem escolhidas podem dar lugar a belas preparações. Como este  lombo de Atum do Mar dos Açores, em conserva (marca Terras de Portugal), laborado manualmente e com direito a nota de prova do Chef Vítor Sobral, a saber:

"Aroma característico da espécie, do molho de cobertura e dos ingredientes. Sabor prolongado, com um teor de sal equilibrado. Cor rosa claro."

Um excelente atum em azeite, que servi sobre uma cama de boa broa, acompanhado de uma salada fresca de alface e tomate temperados com flor de sal e um fio de azeite, umas azeitonas e um shot de gaspacho*. Simples e delicioso. 

* Para o gaspacho: No almofariz, fiz uma pasta com sal e alho; num recipiente alto, deitei um pouco de azeite, vinagre (de vinho branco) e orégãos. Juntei tomate, pepino e pimento vermelho e um pouco de água; ralei tudo com a varinha, juntei água gelada e revi as quantidades de azeite e vinagre (para ficar equilibrado em termos de untuosidade e acidez). Levei ao frigorífico. Antes de servir, mexi bem o preparado.

3 comentários:

  1. É assim, sem preconceitos que faz um grande almoço para um dia de calor!
    Esse andaluz com pimento vermelho é uma idéia bem conseguida (pelo menos do ponto de vista estético). Eu costumo usar o verde o que faz descair a cor final para um laranja/sujo cor-de-burro-quando-foge!

    ResponderEliminar
  2. Atum! Sempre perfeito no Verão! Seja lá de que maneira for.....e acompanhado com gaspacho! Parece-me óptima ideia para um almocinho de férias!

    ResponderEliminar
  3. Luís

    Antes de mais, espero que as férias tenham sido muito boas (mas na Galiza é mais que normal terem sido excelentes...). Este Gaspacho saiu muito bem, mas teve que ser apenas um shot, porque ando a desenvolver uma estranha relação com pepinos, melancias e quejandos... Custam a digerir, mas nada de grave. O ponto alto do prato é mesmo a qualidade do Atum.

    Filipa

    Foi mesmo um almoço de férias, e que bem soube. Já agora, parabéns pelo blogue, não conhecia :)

    ResponderEliminar