terça-feira, 3 de agosto de 2010

Filetes de Cavala sobre Macedónia de Legumes | Quinta das Bágeiras Garrafeira Branco 2008

Tenho para mim que nas questões de harmonizações de vinhos e comidas [ou mar(i)adagens], há uma regra básica da matemática que se pode quebrar sem pudor: a do mais por mais dá mais. Com efeito, apesar de ser fã incondicional dos vinhos brancos declarados como Garrafeira da Quinta das Bágeiras (e são poucos, a saber, 2001, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007 e este 2008, todos produzidos em quantidades que não chegam às 3.000 garrafas), nunca os provei a acompanhar uma qualquer preparação esotérica. Comida boa e bem feita, como polvo no forno, as preparações do Sr. Simões quando fizémos a prova vertical na quinta e pouco mais. Sempre a deixar o vinho brilhar. Desta vez, não foi excepção. Filetes de cavala (em conserva). A cavala é um dos grandes peixes do "nosso mar", mas como continua a ser peixe low-cost, não atrai muito. Ainda assim, foi a escolhida para ombrear com uma macedónia de legumes cozidos (cenoura, ervilha, feijão verde, favas) a que se juntou cebola picada grosseiramente e salsa. Tudo regado com um fio de azeite e guarnecido com tomate miniatura e azeitonas. Sem mais.

Este vinho é proveniente de vinhas velhas de Maria Gomes e Bical. As uvas são colhidas e submetidas a prensagem suave, desinfecção e decantação, efectuada em decantadores de 1000 litros. Fermentam espontaneamente  em tonel de madeira avinhado e sem recorrer a colagens e filtragem. A fim de preservar todo o seu corpo e juventude, foi submetido a vários arejamentos para precipitação das substancias pesadas (do contra-rótulo). Foram feitas 2928 garrafas numeradas (abri a 252). É um vinho que não vai em modas, antes expressa o terroir de onde vem. É feito para ser bebido com muito prazer e durante longos anos. Um grande vinho branco com um preço muito apelativo (cerca de € 12).  

1 comentário:

  1. A cavala está irremediavelmente ligada a recordações nada boas, já com mais de 25 anos (cantina da escola).
    Podes ter a certeza de que nada tem a ver com preços ou menosprezo, pois uma lata de filetes de sardinhas custa o mesmo que uma de filetes de cavala... e eu bem gosto das primeiras.
    Bonito ficou o friso de azeitonas pretas e mini tomates vermelhos (andamos virados para a matemática!).
    Beijokas.

    ResponderEliminar