Sobre o Atum, pouco a dizer... estava na peixaria e tinha um ar tão fresco que comprei sem saber bem como o fazer; ainda estive a pensar nas variantes de cebolada ou estufado (ainda procurei inspiração na Maria de Lourdes Modesto e no Jamie Oliver...) mas optei por pôr a peça a marinar em sumo de tângera e um toque de balsâmico, temperando apenas com flôr de sal. Foi grelhado na chapa.
Quanto ao acompanhamento, tinha pensado em fazer um risotto e como associo o atum ao Algarve, lembrei-me dos figos (fui à despensa e não tinha). Desisti do risotto e pensei nestas batatas:
No tacho de barro fiz uma cama de cebola e juntei azeite; deixei a cebola ficar translúcida e juntei um tomate e uma folha de louro em pedaços pequenos; juntei as batatas com pele cortadas em tiras finas e deixei a estufar, mexendo de vez em quando (sim, com uma colher de pau). O líquido da cebola e do tomate, juntamente com o azeite foram suficientes para as batatas ficarem uma delícia.
O vinho escolhido foi o Dorado 2005, que está no post abaixo...
domingo, 10 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um espectáculo de bife de atum!
ResponderEliminarAprendi com a Maria (é peixeira e caboverdiana - percebe de atum a potes, e não só...)a colocar o atum fresco duas horas de molho em água gelada.
Gostei muito da tua marinada...
Aposto que não ficou nada seco, acertei?
Beijo.
Adoro bife de atum,agora as batatas sem nome não pode.As batatas devem ter ficado divinas...beijinhos doces
ResponderEliminarBoas noites!Cupido esse bife de atum grelhado nas brasas, deve ficar muito melhor do que na chapa!Não achas?Quanto aos Vinhos...
ResponderEliminarUm grande abraço
Que visão esse bife de atum!!!
ResponderEliminarGostei muito da marinada, das batatas e do vinho, pena ser virtual!
Beijocas
Uma refeição mais que perfeita!
ResponderEliminarola deixei-lhe 1 desafio em meu cantinho vá ver bjs :)
ResponderEliminarDivino, a marinada foi de mestre, atum não é o meu peixe de eleição, mas tenho de admitir o seu está o maximo.
ResponderEliminarBeijinhos
Márcia