segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cabidela de Frango

O frango de cabidela é um dos meus pratos preferidos, na versão "arroz de cabidela" (é chato é quando sobra, porque aquecido é uma porcaria) ou na versão "coq au vin" (mais requintado, com cogumelos e acompanhado com batatas cozidas e salsa picada). Este foi feito como se fosse para um arroz, ou seja, aloura cebola, junta o frango, aloura o frango, junta um copo de vinho do porto, água, deixa estufar e antes de servir incorpora o sangue em vinho ou vinagre. A acompanhar, um puré de batata e salsa picada.


11 comentários:

  1. Aí está um pitéu que eu não provo há muito tempo!

    Obrigada pela sugestão.
    Está com um aspecto apetitoso.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Sabe que na região centro-oeste do Brasil come-se muito esse prato e é chamado de galinha ao molho pardo. Ficou lindo seu prato!

    ResponderEliminar
  3. Adoro este prato, mas raramente como porque é o tipo de comida que necessita de higiene adequada e produtos bem frescos. O melhor é fazer em casa!

    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  4. Assim nunca comi. Mas arroz de cabidela,feito pela minha mãe, é o meu prato favorito!

    ResponderEliminar
  5. Fiz recentemente com arroz. Éramos dois. Não sobrou porque antes de colocar o arroz e o sangue... retirei alguns pedaços de frango que depois de frios... congelador com ele. Assim, arroz de cabidela foi à medida mesmo.
    Mete um pouco de impressão quando se começa a comer mas depois sabe super bem. Tem é de ser regado goela abaixo com um bom vinho tinto.

    Com puré... ou uma batata cozida, nada mal mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Começo a achar que és dono de uma bela capoeira...
    Só comi cabidela quando era miuda, já não me lembro bem do sabor...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. marizé, de nada...
    eliana, obrigado, desconhecia a galinha ao molho pardo.
    gourmandise, é claro que foi feito em casa.
    goretti, é uma pequena variação, e sabe mesmo bem.
    nogueirajcs, não é fácil arranjar um vinho que ligue bem com a cabidela; por acaso esta foi acompanhada com um syrah sul-africano, creio que ligaria bem com um vila santa syrah.
    anna, a capoeira é do meu pai.

    ResponderEliminar
  8. Qual a origem desse prato? pelo nome, parece africano.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Só hoje fiquei a conhecer o seu blog mas adorei. Tem receitas que eu adoro e algumas eu já não provo há tanto tempo que fiquei com água na boca. Já adicionei para passar muitas vezes. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  10. rosane vargas, é de origem angolana, tirado do lifecooler:
    "Como curiosidade a palavra "cabidela" é de origem angolana e significa miúdos de aves. Antigamente a cabidela era feita com os miúdos e extremidades da galinha, mas actualmente é feita com outras aves, como pato, ganso, embora seja a galinha a mais utilizada. O sangue é guardado no momento do abate e misturado com um pouco de vinagre para que não coagule. Os temperos mais comuns incluem pimenta-do-reino, alho e cominho."

    filipa, obrigado e seja sempre bem vinda.

    ResponderEliminar
  11. A origem da palavra Cabidela pode ser encontrada em do Árabe KABID, “fígado”.

    ResponderEliminar