segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rodovalho Frito com Risoto de Romã e Sultanas

O rodovalho ficou a marinar em sumo de laranja; o risoto foi feito seguindo escrupulosamente as instruções do Mestre Jamie Oliver, embora a opção pela romã e pelas sultanas tenha sido minha (achei que ia ligar bem com o peixe); a salada, de rúcola foi temperada com um fio de azeite da Quinta das Tecedeiras (acabou...), umas gotas de balsâmico e flor de sal. Fritei o peixe em azeite (os aromas do azeite ligaram muito bem com o toque ácido da Laranja da marinada) e acompanhei com um rosé Altas Quintas Crescendo 2006.







15 comentários:

  1. Que refeição fantástica, fiquei de olho nesse risoto de romã, grande inspiração.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Esse risotto de romã deixou-me completamente conquistada! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço este peixe. Gostei da idéia de usar romã em risoto.
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  4. Um risotto magnifico a acompanhar um peixe de nome pomposo e que eu não tenho o prazer de conhecer...
    É assim, tipo solha muito grande?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. gourmandise, anna, o rodovalho é da família do linguado e da solha e pode atingir um metro de comprimento. Este não era tão grande, teria cerca de 40 cm e tem um sabor muito delicado, como o linguado.

    ResponderEliminar
  6. O risotto de romã e sultanas deixou-me com água na boca. Que bela combinação! E rodovalho é muito bom, sim senhor!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Adorei este risotto de romã com sultanas, tem um aspecto fabuloso! Achei a conjugação dos ingredientes fantástica.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Dado (2000)...
    Um dos vinhos que eu gostava muuuuiiiito de beber. Bebi o 2003 e fiquei impressionado com a complexidade e a fineza do vinho. Foi dos melhores vinhos portugueses que bebi.

    Já me estou a fazer ao convite... :)

    ResponderEliminar
  9. vinhodacasa, por acaso já provei o terceiro (2002), mas como a seguir se abriu um charme, o dado ficou completamente esmagado; agora este primeiro dado, aberto "a solo" e com sete anos está uma maravilha...

    ResponderEliminar
  10. O terceiro Dado é o de 2003!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. vinhodacasa, não é, o 2003 é o quarto:

    http://www.niepoort-vinhos.com/PDFs/NiepoortDado2003PT.pdf

    ResponderEliminar
  12. Não quero ser teimoso...
    Mas a ficha técnica está errada.
    Não houve Dado em 2002.

    Como também diz aqui:
    http://www.niepoort-vinhos.com/NiepoortWines.html

    Dado was produced in 2000, 2001, 2003 and 2004.

    Esta parece-me ser a informação correcta.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. é impossível teres provado o Dado da colheita de 2002!
    Ele nunca foi feito!

    ResponderEliminar
  14. vinhodacasa, tens razão, efectivamente, provei o terceiro dado (2003). Realmente, foi o link que postei acima que me induziu em erro; eu lembro-me de ter comprado o primeiro e o segundo com um ano de intervalo. O terceiro saíu dois anos depois.

    ResponderEliminar