terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Castello d' Alba Touriga Nacional Douro 2009 Unoaked | Borrego no Forno


Castello d' Alba é uma das marcas da VDS (vinhos do Douro Superior), juntamente com a Atalaya, Quinta da Cassa e Quinta de Fafide. Os brancos Castello d' Alba Reserva e Vinhas Velhas, provados recentemente aqui, pautam-se por uma relação qualidade preço invejável. Este tinto de Touriga Nacional da colheita de 2009 sem passagem por madeira era um vinho que estava já há algum tempo à espera para ser provado.

Foi desta, a acompanhar um naco dianteiro de borrego no forno...

O vinho é francamente bom e tem um preço muito interessante, a rondar os € 5,00. Nada de novo a assinalar, já que os vinhos brancos também partilham essa boa relação qualidade/preço. Com uma bela cor ruby medianamente carregada, muito límpido e limpo, cheio de fruta madura qb sem sobre-extracção, com uns taninos amigos do palato e um final médio, é um vinho imperdível. Alguma rusticidade a lembrar que estamos perante um vinho do Douro e com o lado floral da Touriga bem controlado/domado, muitos serão os encómios a tecer a este vinho. Fiquei fã... 
    


O borrego que acompanhou o vinho não terá grande história. Foi para o tabuleiro de barro, levou sal, alho esmagado, pimenta e vinho branco. A gordura (pouca) para a assadura foi azeite e os acólitos, batatas. Batata de polpa amarela e batata doce. Foi ao forno pré-aquecido a 170º C durante pouco mais de uma hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário