sábado, 10 de agosto de 2013

João Portugal Ramos Alvarinho 2012 | Bacalhau à Zé do Pipo


Este vinho é a estreia do Eng. João Portugal Ramos como produtor na região dos Vinhos Verdes. Alvarinho de uma vinha "implantada em solos pobres de origem granítica da região de Monção" segundo informação do contra rótulo que ainda refere que parte do vinho passa por madeira. Tem boas notas cítricas e ligeira tosta, é fresco e tem boa acidez. Madeira no ponto, está um belo vinho. Como é normal neste produtor, a relação qualidade preço é bastante boa, com um preço recomendado de dez euros (esta garrafa foi comprada no clube Grandes Vinhos, do produtor e saíu a menos de sete). Levou 16,5 pontos do painel da RV em prova recente. Para beber e guardar, já que me parece que daqui a um ano ou dois estará ainda melhor :)


Para acompanhar, escolhi um prato que liga muito bem com um bom Alvarinho, o bacalhau à Zé do Pipo.


Ingredientes

1 lombo de bacalhau
1 cebola
200 ml de leite
azeite qb
1 folha de louro
sal e pimenta qb
maionese qb
batatas em puré
noz moscada qb
azeitonas pretaspara decorar

Preparação

Depois de bem demolhado, corta-se o bacalhau em postas. Leva-se a cozer com leite. Entretanto, cortam-se as cebolas às rodelas e levam-se a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura. Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro. Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese. Contorna-se com o puré de batata, feito com o leite da cozedura do bacalhau e temperado com noz moscada e leva-se a gratinar. Enfeita-se com azeitonas pretas.

1 comentário:

  1. Nunca comi bacalhau à Zé do Pipo... acho que me assusto com a quantidade de maionese. Este pareceu-me muito tentador, com maionese q.b.
    Até estou capaz de o experimentar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar