quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lombo de Bacalhau Confitado | Quinta de Foz de Arouce 2012

Nesta trilogia número 145, fui eu quem ditou o tema à Ana e ao Luís: comida de  festa. E para esta semana escolhi um prato especial, para ocasiões mais especiais, um bom lombo de bacalhau confitado, com os mandatórios acompanhamentos.


Preparei um involucro em filme de alumínio, pouco maior que o lombo do bacalhau e meti o lombo lá dentro. Juntei umas tiras de pimento vermelho, alho esmagado, pimenta das cores e uma malagueta seca desfeita à mão. Cobri com bom azeite, fechei o involucro e levei ao forno pré aquecido a 170º C com a ventoinha ligada, durante dez minutos.


Retirei do forno, desliguei a ventoinha e subi a temperatura para os 210º C e juntei batatas pré fritas da McCann, ditas para forno e que na verdade não são nada de especial, para além de caras. Polvilhei as batatas com um pouco de orégãos secos e meti tudo no forno, desta vez com o involucro aberto para dourar a pele do bacalhau.


Servi assim, com uma salada de alface.



O bacalhau confitado fica assim, macio e a lascar, fantástico.


Para acompanhar este prato escolhi um dos meus vinhos brancos favoritos, o Quinta de Foz de Arouce. O primeiro que provei foi da colheita de 1995 e desde então tem sido um vinho que provo sempre que posso. Provei há pouco tempo o da colheita de 2010 (aqui) e estava fantástico. Este 2012 foi uma surpresa, já que me pareceu uns furos abaixo do que costumava mostrar em colheitas anteriores. Achei muito estranho e só espero que tenha sido um problema com a garrafa que abri. O vinho estava chato, sem o brilho e vivacidade que lhe conheço. É pena. 

2 comentários:

  1. Quando lombos de bacalhau aterrarem aqui em casa, já sei o que lhes vou fazer... devem ficar para lá de bons!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Devem ficar maravilhosos!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar