domingo, 4 de novembro de 2012

Vitela de Inspiração Transmontana | Luís Pato Vinhas Velhas 2010

Esta é mais uma variante da vitela na brasa da tradição transmontana, aqui numa versão com cebola, adaptada livremente da Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto. 

Comecei por deitar um fio de azeite no grelhador. Deixei aquecer bem e deitei uma costeleta de vitela mirandesa no grelhador. Marquei a peça, virei e temperei com sal e pimenta. Voltei a virar e temperei do outro lado. Deixei ficar uns minutos (de modo a ficar dourada por fora e rosada por dentro, sem estar em sangue). Retirei a costeleta e reservei-a numa travessa. Cortei uma cebola em rodelas finas e deitei-as por cima da costeleta. Entretanto, juntei um pouco de vinho branco ao molho que ficou no grelhador e deixei reduzir. Deitei esse molho por cima da cebola e abafei a travessa.


Para acompanhar, as quase mandatórias batatas a murro; assadas com a pele, junta-se-lhes alho esmagado e bom azeite, são uma delícia.

Esta receita é desarmantemente simples e funciona muito bem. A cebola perfuma a carne e o molho amacia a cebola.


Para o copo saltou um vinho que não provava há muito tempo. Luís Pato vinhas velhas tinto 2010. Feito com Baga de vinhas com cerca de quarenta e cinco anos e com doze meses de estágio em barricas novas e usadas de carvalho francês. Muito bom balanço entre a potência da Baga e a mão do enólogo a dar um vinho elegante, com boa aptidão gastronómica e que não vira as costas a uns anos de cave. Não é barato (custa € 11,95 na Garrafeira Nacional), mas Baga e elegância num vinho novo não é fácil de conseguir :)  


Sem comentários:

Enviar um comentário