sábado, 2 de junho de 2012

Costeleta de Vitela Mirandesa | Quinta da Alorna Reserva 2009





Uma costeleta de vitela mirandesa na chapa bem quente e com um fio de azeite. Deita-se a costeleta, deixa-se um minuto, vira-se e tempera-se com um pouco de sal marinho e uma mistura de pimentas no almofariz. Passado um minuto, volta-se a virar e tempera-se do outro lado. Baixa-se o lume e deixa-se ficar mais um pouco (a gosto, eu gosto da carne rosada, macia e suculenta). Reserva-se e serve-se passado uns minutos. Assim, sem mais. E para acompanhar, um arroz malandro de carolino com espargos, ervilhas e cenoura. 


Esta bela peça de vitela foi a companhia para o Quinta da Alorna Reserva 2009. Feito de Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, é um vinho que nunca desilude. Bem feito, boa a combinação entre as duas castas, aparece sempre marcado pela madeira (não é defeito, é feitio, há quem goste e muito) mas dá muito prazer a beber. Gostava de dizer que começa a afirmar-se como um clássico (até pelo preço, abaixo dos seis euros - bela relação qualidade/preço) mas não o vejo a rodar muito nas prateleiras dos supermercados. E é pena, porque o vinho é bom.



1 comentário:

  1. Bom dia, quanto ao Alorna Reserva, bebi à pouco tempo este de 2009 em boa companhia de um borrego com alecrim no forno.

    Na boca senti que o pimento do Cabernet se sobreponha em demasia a tudo o resto, lá para o fim sentio-o um pouco mais integrado e sem dúvida muito melhor.

    Ainda assim, deixou-me com algumas reservas...

    Abraço,

    ResponderEliminar