quinta-feira, 28 de junho de 2012

Feijoada de Língua de Porco | Cedro do Noval 2008

Já não encontrava língua de porco fumada há bastante tempo. Encontrei, comprei e resolvi fazer uma feijoada. Cozi a língua, um pedaço de bacon e um chouriço e reservei. Deitei um fundo de azeite num tacho, uma cebola picada, um dente de alho esmagado, uma folha de louro, uns grãos de pimenta preta esmagados e uma malagueta e deixei refogar. Juntei uma cenoura em rodelas finas, feijão vermelho cozido, um pouco da água do feijão e um pouco da água de cozer as carnes, as carnes cortadas e deixei em lume muito brando durante uns vinte minutos. Servi com um arroz de alho.


Para acompanhar, escolhi o Cedro do Noval 2008, a segunda marca da Quinta do Noval. Tem Syrah no lote, logo é regional duriense. Mas é um vinho escuro, muito químico, quase a fazer lembrar um vintage. Muita e boa fruta, boa madeira do estágio compuseram um vinho opulento e que me deu muito prazer. Ao preço a que é proposto (€ 14,50 na Garrafeira Nacional) é uma bela compra.  


3 comentários:

  1. Não faça caixinha! ;-) língua fumada? Onde encontrou? Que marca e fabricante, a quem se possa encomendar? Já agora, há quantos anos não como costeletas fumadas, outra preciosidade-

    ResponderEliminar
  2. Desde que descobri esta receita nunca mais fiz feijoada de outra maneira. A língua fumada, da Stec do Montijo, compro no Leclerc do Montijo (mas eu moro no Montijo!)

    ResponderEliminar