Cumpre-se hoje a trilogia nº 86 com o Luís a sugerir a mim e à Ana o tema: improvável. E para improvável achei por bem ensaiar uma proposta do José Avillez. Migas de alheira com broa e grelos, lascas de bacalhau confitado em azeite e um ovo estrelado por cima. Improvável mais improvável não seria fácil.
Comecei por meter um lombo de bacalhau a confitar em azeite com alho esmagado, louro, uns grãos de pimenta preta, uma casca de laranja e outra de limão. Lume brando para cozer a 75º C. Entretanto, tirei a pele a uma alheira e levei-a à frigideira com um dente de alho e uns borrifos de azeite. Juntei um pedaço de broa ralada, envolvi até ficar crocante e juntei uns poucos de grelos escalfados e picados grosseiramente. Deitei as migas num prato, lasquei o bacalhau e deitei as lascas por cima. Reguei com um pouco do azeite da confitura.
Deitei um fio de azeite numa frigideira e estrelei um ovo, para finalizar o prato. Uma combinação improvável, mas que se revelou muito interessante. Receita original com quantidades e passo a passo, aqui.
E este não é um prato que seja fácil de ligar com um vinho, por isso atirei-lhe com um vinho que para além de ser excelente, aguenta quase tudo no que a comidas concerne. Espumante Bruto Natural da Quinta das Bágeiras 2010. Feito com Maria Gomes, Bical e Cercial, não é espumante para brindes. Profundamente mineral, tanto acompanha um marisco de simples preparação como um leitão feito à moda da Bairrada. Um belo espumante a um preço que ronda os cinco Euros, logo, com uma relação qualidade preço fantástica.
Uma beleza este teu prato. Faz soltar a imaginação que tenta adivinhar os sabores que se juntaram.
ResponderEliminarAquele ovinho estrelado está fantástico!
Beijo.
Improvável, original, requintada e seguramente deliciosa esta proposta que farei em breve, talvez esqueça o ovo, é conforme estiver o colesterol nesse dia.
ResponderEliminar