domingo, 18 de março de 2012

Torta com Doce de Ovos e Amendoas aka Torta Saloia

Faz-me sempre alguma espécie, este delírio de dar nomes às receitas. Esta torta, que retirei duma publicação da Edimpresa, era chamada de saloia e estava numa colectanea dos melhores doces regionais da Estremadura e é, para mim, uma bela torta recheada com doce de ovos e amendoas, o que constitui razão mais que suficiente para a fazer. 

Para a massa:

9 ovos
260g de açúcar
130g de farinha com fermento
papel vegetal e manteiga para o tabuleiro
açúcar em pó para polvilhar.

Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Batem-se as gemas com o açúcar e juntam-se as claras, alternando com a farinha, sem bater. Unta-se um tabuleiro com manteiga, forra-se com papel vegetal, deita-se-lhe a massa e leva-se a forno médio até estar cozido, mas não seco. Retira-se o tabuleiro do forno e depois de arrefecer um pouco, tira-se o bolo e mete-se sobre a banca, ainda sobre o papel vegetal. Cobre-se com o doce:

250g de açúcar
1 chavena de chá de miolo de amendoa pelado e moído
8 gemas de ovo


Deita-se o açucar numa caçarola, cobre-se com água e leva-se ao lume até obter um ponto de pérola. Nessa altura, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco, enquanto se envolvem as gemas com a amendoa. Junta-se esta mistura à calda e elva-se de novo ao lume até o creme engrossar. Espalha-se uniformemente sobre a massa e enrola-se. Cobre-se com açúcar em pó.

2 comentários:

  1. Podes chamar saloia ou o que te apetecer, mas eu gostava mesmo era de provar aquele creme que espreita maroto de dentro da torta...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Saloia? Qual saloia... esta é a bela torta de doce de ovos, um clássico e sempre um prazer!

    ResponderEliminar