quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trilogia 27, a das Entradas

"Os aperitivos são para excitar os apetites e não para os satisfazer".
Alfredo Saramago


Nesta trilogia com a Ana e o Luís, propus um tema mais que versátil sob o ponto de vista da liberdade criativa e ao mesmo tempo relativamente ausente da maioria das refeições: as Entradas.
Com efeito, é relativamente raro abrir-se uma refeição normal em casa com uma entrada. Sopa, às vezes, um prato e uma sobremesa (uma peça de fruta?) são a santíssima trindade da maioria das refeições. Exceptuam-se alguns restaurantes que enfiam tantas entradas na mesa que se se quiser provar todas já não sobra espaço para mais nada. É pedir um café e a conta, claro. E exceptuam-se almoços ou jantares de festa ou mais elaborados. E nos jantares feitos para provar alguns vinhos, as entradas servem na perfeição para serem degustadas enquanto os brancos refrescam e os tintos arejam. Com tanta excepção fiquei sem saber bem qual é a regra e se a mesma se confirma.

Para a trilogia 27, a do 3 ao cubo, resolvi fazer uma entrada tripla composta por preparações saborosas, de fácil preparação e que pudessem agradar a gregos e troianos, sem dar cabo do palato para o resto da refeição e que além disso, acompanhassem bem uma flute de espumante.

Comecei por enrolar os bordos de uma base de massa folhada, montada sobre uma base que iria dividir a superfície da mesma em três e levei ao forno quente 210º C até dourar ligeiramente.


Depois foi fazer as preparações. A primeira é um clássico, ovos mexidos com salmão fumado. Ovos ligeiramente batidos, manteiga numa sertã com lume muito baixo, deita-se o salmão partido em pedaços pequenos, juntam-se os ovos, tempera-se com sal e pimenta branca e, querendo, adicionam-se natas batidas. Vai-se mexendo e quando os ovos estão cremosos mas não secos, retiram-se do lume e servem-se imediatamente.


A segunda preparação foram uns cogumelos shiitake salteados em azeite com um pouco de alho picado, hortelã e salva a que juntei no fim algumas ameijoas. Por fim, uma salada feita com alface roxa, tomate cereja, queijo fresco em cubos, temperada com um pouco de flor de sal e um fio de bom azeite.


Estas entradas, servidas assim, sobre a base de massa folhada, ganham uma versatilidade inusitada. Por um lado podem-se servir em formato individual, mas também podem ser servidas em formato maior para mais do que uma pessoa. E já agora, querendo-se, pode sempre comer-se a massa folhada. Para acompanhar, uma flute de espumante. Este Fita Azul Attitude Bruto Reserva, da Casa Borges é uma boa opção. Há anos que estes espumantes deixaram de ser os espumantes de casamentos e baptizados. Bem feitos e com uma boa relação qualidade/preço (este custa cinco Euros) são um bom motivo para se beber bolhinhas em mais ocasiões para além de aniversários, casamentos e a passagem do ano. E para a semana há mais, desta vez sobre tema a propor pela Ana.

4 comentários:

  1. Bela entrada tripla, verdadeira celebração de "trilogia"!
    Da dificuldade da escolha, lá resultaria que teria de as comer todas, entremeadas com umas dentadas no ramequim.

    ResponderEliminar
  2. Saiste-te muito para lá de muito bem com aquela base tripartida. Grande ideia!
    Claro que para mim era a de cogumelos e ameijoas que ganhava a medalha de ouro, lol!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Não bastava o meu post ter desaparecido nas goelas do blogger, desapareceram também os meus comentários trilógicos...
    Gostei especialmente desta base, mesmo sendo de massa folhada, assim tripartida e prontinha a acolher as 3 manas.
    E escolhia para mim, a de cogumelos e ameijoas, mas sem deixar de provar as outras...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade, que em casa quase nunca se faz entradas, pelo menos no dia a dia. essa dos restaurantes servirem muitas entradas, e de se ficar com a barrita cheia, já vi pedirem a conta logo após tal repasto (não foi cá), e aproveitam para carregar nos calos, enfim...
    Adorei a tua 'porcelana folhada' e todo o seu envolvente. Para mim ... um pouco de tudo.
    Bjs
    P.S. Já sabes do encontro que a Ameixa está a providenciar?

    ResponderEliminar