quarta-feira, 4 de maio de 2011

26ª Trilogia e uma Francesinha

Nesta 26ª trilogia, o tema sugerido pelo Luís, foi o pão. E a notícia de que a francesinha tinha sido eleita pelo Aol Travel como uma das dez melhores sanduiches do mundo, foi o mote para a minha contribuição para esta trilogia.


Francesinhas há muitas, desde as tradicionais que levavam carne assada fatiada, passando pelas que levam molho de marisco até às do desenrasca em qualquer café manhoso ou mesmo as que se fazem em casa, com molho de compra. Muitos segredos e muitos mitos tem a francesinha e o seu molho. Esta foi feita honestamente a recriar uma francesinha que se pode comer em qualquer café da Invicta. O molho foi feito com um fundo de azeite num tacho, a que juntei alho e cebola picada. Deixei refogar até a cebola estar macia e juntei polpa de tomate. Deixei mais um pouco em lume médio e juntei cerveja ao molho. Juntei uma folha de louro e também um cubo mágico de carne para não deixar que o molho ficasse muito diferente dos do café ou da cervejaria. Mantive aquele sabor artificial do caldinho. Depois foi temperar com sal, pimenta e malagueta e deixar reduzir em lume brando. Nas carnes usei um escalope de vitela que grelhei rapidamente e salsichas (Nobre, de frasco) que salteei em óleo, para além do incontornável fiambre. Depois foi montar a francesinha. Uma fatia de pão de forma, uma fatia de fiambre, o escalope de vitela, outra fatia de fiambre, as salsichas, outra fatia de fiambre e uma fatia de pão. Depois foi cobrir com queijo flamengo, regar com o molho e levar ao forno uns minutos.


Assim se cumpriu mais uma trilogia, com a Ana e o Luís. Para a semana há mais...

6 comentários:

  1. Do Porto, para o tema do pão, só poderia sair uma francesinha... E que bem saíu esta, toda honesta e sedutora.
    Acho que até era bem capaz de lhe dar uma trincadela!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Espinhosa tarefa esta de falar de uma das poucas coisas mastigáveis ao cimo da Terra de que eu não gosto: a francesinha! (isso e couratos).
    Como não era elegante estar, aqui, a debitar opinião franca (e fraca) sobre salsichas de lata, cubos e molhos secretos com "aquele" sabor especial, deixo a minha homenagem a esta invicta fancesinha sob a forma de uma história (verídica):
    "Era uma vez há muitos anos, passei, no Porto, por uma experiência de quase-morte que mudou a minha maneira de ver o mundo e a vida, para sempre!
    Com a ingenuidade da juventude, comentei sem cuidado, perante amigos do Porto,e no Porto, o meu desgosto em relação às francesinhas. Antes tivesse dito mal do FCP ou até confessado ser do Benfica (disclaimer: não sou!). Minutos depois tinha sido literalmente arrastado até Gaia e dava entrada numa tal "catedral" ou santuário onde, alegadamente, se faziam as melhores do mundo. Era um sítio cheio de fumo e algazarra bem bebida, onde havia uns panelões do famoso e secreto molho e onde, aparentemente, so se fazia daquilo, com várias alturas e recheios mas sempre a nadar na molhanga alaranjada que empestava a caldo knorr.
    Eu lá deixei que escolhessem e pedissem por mim e tudo teria corrido bem se,de repente, não me tivesse ocorrido a mais peregrina das ideias: de facto, a francesnha até era uma super tosta multi mista que até podia ser agradável, se "Olhe, faz favor, para mim é sem molho!".
    Disse que a experiência tinha sido de Quase-morte porque, felizmente, nenhum dos mortais olhares e piores "bocas" que então me trespassaram no silencio que ali se fez de repente, eram armas a sério.
    Ah! e comi a francesinha toda, até ao fim, e COM molho!

    ResponderEliminar
  3. Olha que é um grande pecado não usar salsicha fresca e linguiça!!!

    De castigo, vais ter de fazer outra, mas sem concessões!

    ResponderEliminar
  4. Que bela Francesinha, eu que estou de dieta, já estou a delirar. Gosto muito de francesinhas, mas gosto mesmo de as comer fora de casa, pois nunca me sabe igual. O Sr Luís Pontes, tem razão, nós tripeiros, temos muito orgulho na nossa francesinha (e no FCP claro), e ai de quem diga mal delas. Já comi em Gaia, Galiza, Capa Negra, e em tantos sítios, mas a que gosto mesmo mais, neste momento é em Matosinhos no Requinte. Experimentem e depois digam qualquer coisa. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ana, quando vieres à Invicta, experimenta as do Bufete Fase, em Santa Catarina.

    Luís, isto foi uma francesinha sem cuidado, a recriar as que se comem na maior parte dos sítios. Abaixo, tens um link para uma mais séria francesinha.

    Padre, perdoai-me porque pequei e não me deis uma penitencia de beber um pacote de teobar de penalty. Lá abaixo há uma francesinha que me redime desta.

    Zé, essa do Requinte, terei que experimentar, já que nunca lá fui.

    http://garficopo.blogspot.com/2009/08/francesinha-sim-e-uma-sagres-por-favor.html

    ResponderEliminar
  6. Desculpe mas esse molho está bem fraquinho ....... e como diz o padre francisco .... usar salsicha de lata e não usar fresca e linguiça ... é um sacrilégio :)

    ResponderEliminar