quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aligot na 29ª Trilogia, a da Batata

Na região francesa de Auvergne, faz-se um preparado magnífico à base de puré de batata e queijo Laguiole (ou Cantal) antes de afinado, incorporando perfeitamente o queijo no puré até dar uma massa elástica e espessa.

Foi com esta frase que o Eng. José Bento dos Santos apresentou o Aligot que provou num jantar no Restaurante D. O. M. de São Paulo e do chef Alex Atala, considerado o 11º melhor restautante do mundo em 2011 e que descreveu na Revista de Vinhos deste mês. O Aligot de Atala é feito com um queijo brasileiro.

O melhor Aligot da minha vida. Uma textura inconcebível, uma massa firme e elástica, um sabor especial, íntimo, guloso que não apetece parar de comer.

Assim continua JBS a falar do Aligot de Atala. E até dá uma receita adaptada a Portugal: 600 gr de laminas de queijo da ilha não afinado (curado) para um quilo de puré de batata emulsionado com manteiga e finalizado com leite. Junta-se o puré e o queijo num tacho em banho maria e bate-se energicamente com uma colher de pau até obter uma emulsão com a consistencia desejada. É de referir que no D.O.M. o Aligot é servido entre o ultimo prato de carne e a sobremesa nos menus de degustação.


O meu foi algo abastardado, já que não se consegue arranjar queijo da Ilha com menos de 3 meses de cura, no mercado. Fiz um puré de batata com um pouco de manteiga das Marinhas e leite meio gordo a que juntei queijo da Ilha de 3 meses de cura cortado em laminas finas. Prescindi do banho maria e fiz o Aligot num tacho de fundo grosso na posição 1 da vitroceramica e num disco mais pequeno que o tacho. Bati até obter uma massa consistente e servi em bolinhas. Com uma salada verde e um copo de Boas Vinhas branco (o do post anterior) foi o meu jantar.


Um prato algo inusitado e que eu não conhecia e que acabou por ser um belo mote para o devido cumprimento da Trilogia nº 29, com a Ana e o Luís, cujo tema foi a batata.

2 comentários:

  1. Não restam dúvidas de que nos saímos muito bem desta missão batateira... Claro que sou suspeita, porque vou achando sempre isso, semana após semana, lol!
    Nunca tinha ouvido sequer falar deste teu aligot, que pelo que se pode ver nas fotos saiu muito melhor do que «as encomendas»...
    Abriste uma bela janela trilógica com esta forma de tratar as batatas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Estou siderado com este Aligot!
    Mal posso esperar para ensaiar esta proposta verdadeiramente sedutora.
    ...e vamos à 30ª!

    ResponderEliminar