sábado, 25 de setembro de 2010

Secretos de Porco Grelhados | Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006

Esta é uma preparação mais que simples e que foi feita para um vinho que nunca tinha provado em casa, o Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006...

O "secreto" é uma peça de carne do porco que se esconde no interior do toucinho gordo, conhecido como a manta de toucinho, entre a primeira e segunda camada. É um músculo que, num animal adulto, ronda as 600 gramas, as duas peças (linkado daqui). Comprados os secretos (cada vez menos secretos, parece que os porcos, principalmente os pretos, actualmente são formados por secretos, plumas e presas), estes foram simplesmente grelhados. Na verdade, não precisam de mais nada. Acompanhei com batatas a murro.

Quanto ao vinho, foi uma boa compra numa Feira de Vinhos... O preço normal ronda os € 25, este estava a € 15,99. Um Touriga Nacional do Vallado num ano menos bom. A colheita de 2005 tinha ganho o Concurso de Melhor Touriga que decorreu em Novembro passado no Encontro com o Vinho, realizado na FIL, em Lisboa. Ainda assim, este 2006 é muito bom. Belas notas da Touriga, a madeira muito bem integrada, um longo e elegante final fazem deste vinho uma tentação. É pena o preço...  

2 comentários:

  1. A ironia sobre a constituição dos porcos pretos está o máximo... percebo-te perfeitamente.
    Mais do que no secreto (um bocadinho grosso para o meu gosto), os olhos ficam-me nas batatinhas a murro, que alguma devem ter feito para o merecerem... lol!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Pois é: com tanta peça nova que vão descobrindo em porcos, pretos e brancos, os desgraçados suínos não tarda serão uns aliens cheios de bossas e excrecências,lol.
    Há dias descobri e experimentei uma coisa nova, chamada "rosários", umas farripas (por sinal bem boas)que saem entre os lombos e os lombinhos e ficam com uma fiada de ossinhos em fila.

    ResponderEliminar