sábado, 11 de setembro de 2010

Posta Mirandesa

Sempre que vou para lá do Marão, aproveito para comprar aquela fabulosa carne Mirandesa. É uma carne que agradece um bom tratamento, não precisando de grande aparato culinário para brilhar. Esta preparação é a minha versão urbana da posta Mirandesa. Foi feita com uns bifes altos com cerca de 400 g cada e é assim:

Deitei um fundinho de azeite (mais do que o normal para grelhar um bife, porque esta carne precisa de um pouco mais de gordura do que a habitual, para não se pegar à chapa) no grelhador e levei-o a lume forte. Quando o azeite estava bem quente, juntei a carne e selei-a de todos os lados. Baixei o fogo e juntei um pouco de sal marinho e vinagre de vinho tinto. Fui virando a carne até estar bem dourada por fora e cozida (rosada) por dentro. Entretanto tinha assado batatas com pele na cloche, dei-lhes um murro polvilhei com alho esmagado e picado e reguei com bom azeite. Servi assim, sem mais. 


Esta carne é absolutamente fantástica e vale a pena ser comprada in situ. Confesso que em geral quando peço carne para a posta, me impressiona um bocado ver o talhante a cortar bifes de meio quilo, mas é mesmo a "medida" standard. Claro que ver a carne assim, a ser cortada em generosos nacos, ainda por cima a ser vendida a € 10,50 o quilo, é uma expêriencia completamente diferente de ir comprar um bife raquítico, já embalado e a custar mais do dobro em qualquer superfície comercial.     



3 comentários:

  1. Eu conheço muito bem alguém que adoraria encontrar uma posta assim, grandona e mal passada - o meu filho Pedro.
    És um sortudo por teres acesso fácil a estas maravilhas transmontanas e a esse preço...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Já comi diversas "postas" mas duas ficaram marcadas e permanecem inesquecíveis, apesar dos anos que já passaram: uma em Vinhais e outra em Mogadouro.
    Aqui por Lisboa é coisa muito rara e quando aparece no El Corte Inglês, não lhe chego pois não é a 10.50€, não!!!
    As minhas "postas mirandesas", que afinal não são mirandesas coisa nenhuma, faço-as com a vizinha Barrosã DOP, que essa, apesar de carota, vai aparecendo aqui no bairro e imita...

    ResponderEliminar
  3. onde posso encontrar está maravilha de carne.

    ResponderEliminar