Há muito tempo que neste blogue não aparece um prato com um mínimo de rasgo (seja lá isso o que for) e ainda não é hoje. Na verdade, muitas vezes o que acontece é ter um vinho que me apetece provar e acabo por fazer algo simples para ir comendo enquanto saboreio o vinho. Foi o que aconteceu um dia destes. Tinha ido à Garrafeira Tio Pepe fazer umas compras e o Luís Candido ofereceu-me uma garrafa do Carolina 2009. Depois do 2008 que tinha provado e deixado nota aqui, era grande a vontade de provar esta nova edição. Meti o vinho no frigorífico e tirei umas postas de solha do congelador (para quem não vai à lota ou ao mercado é sempre difícil optar entre comprar solha fresca na peixaria do superhiper ou ir buscar um saco da congelada sabendo que metade é água). Deixei a solha a descongelar e juntei um pouco de sal marinho e sumo de limão. Umas horas depois, fritei em óleo abundante (sem passar por farinha) e servi com uma salada de verdes, temperada com flor de sal e bom azeite.
Um prato básico para provar a edição de 2009 deste Carolina. Síria (aka Códega, não a do Larinho), Viosinho e Rabigato e enologia de Jean-Hughues Gros estão na base deste vinho feito na Quinta da Carolina, propriedade da família Candido da Silva. Da produção de cerca de 1.500 garrafas estão disponíveis na Garrafeira Tio Pepe cerca de 600 garrafas a € 8,90 cada. Este 2009 não passou por madeira e tem 14º de álcool. No nariz aparecem sugestões de tosta e cítricos. Na boca é envolvente, com frescura, força e elegância. Termina longo e delicioso. É um vinho de meia estação muito bem feito e que pede comidas algo fortes, como um bacalhau no forno. Sendo um vinho com uma produção muito limitada, não será facilmente comprável, até porque só está disponível na Garrafeira Tio Pepe, mas vale a pena ser provado. Belo branco do Douro!
Uma posta de solha grandona e bem frita, nunca pode ser chamada de banal...
ResponderEliminarEsta é uma das coisas da vida que, quando me dá nas ganas, me faz trair a Maria e comprar peixe congelado...
A tua está com um belo aspecto, até me faz pensar que a passaste por farinha e depois esqueceste, lol...
Beijinhos.